O Que é CNH? Saiba Como Tirar Habilitação Para Dirigir

O Que é CNH? Saiba Como Tirar Habilitação Para Dirigir

O que é CNH é uma dúvida comum entre os jovens ou até mesmo alguns adultos. Mas, mais do que conhecer sua definição, é importante conhecer o procedimento envolvido na sua emissão.

A CNH é um documento necessário para que um cidadão possa dirigir carros, motos, ônibus, caminhões, dentre outros veículos automotores.

Além disso, não existe apenas um tipo de CNH, e o processo para obtenção pode variar de acordo com cada um deles.

Se você está em dúvida sobre o que é CNH e quer saber o que deve fazer para obter o documento, preparamos este artigo para você. Nos tópicos abaixo você poderá tirar suas dúvidas e entender melhor sobre as categorias, exames e taxas envolvidas.



Afinal, O Que é CNH?

Ao fazer cadastro em lojas, núcleos, departamentos ou qualquer tipo de instituição, você já deve ter reparado que a CNH pode ser entregue como documento de identificação.

Isso se deve ao fato de esse documento carregar a inscrição de outros documentos do titular: RG, CPF, além de foto.

Mas afinal, o que é CNH? Vamos destrinchar o documento abaixo:

CNH é a sigla que se refere à Carteira Nacional de Habilitação. Trata-se do documento exigido para que os cidadãos possam dirigir em território brasileiro.

Ou seja, independentemente do estado em que a pessoa está situada, para que tenha permissão para dirigir, perante à Lei, deve se submeter ao processo de emissão de CNH, que, por sua vez, é feito por intermédio de autoescolas espalhadas pelos municípios brasileiros.



Para entender melhor o que é CNH, é importante conhecer as informações que ela exibe:

  • Nome do titular;
  • Documento de Identidade (RG);
  • Órgão Emissor do RG;
  • Data de nascimento;
  • Filiação (nome dos pais);
  • Nº de permissão;
  • Acc;
  • Categoria de Habilitação;
  • Nº de Registro;
  • Validade;
  • 1ª Habilitação;
  • Assinatura do titular (no verso da CNH).



Quais São os Tipos de CNH?

Agora que você sabe o que é CNH, é importante conhecer os tipos de habilitação. Quando uma pessoa dá entrada no processo de obtenção do documento, deve indicar a categoria que deseja.

Cada categoria representa uma modalidade de veículo que será conduzido. Motoristas profissionais, por exemplo, que trabalham com frete e carga, devem ter CNH de categoria C, D ou E, de acordo com suas necessidades.

Confira abaixo todas as categorias que a Carteira Nacional de Habilitação pode contemplar:

  • Categoria A: Para motoristas que precisam conduzir veículos automotores de 2 a 3 rodas, como motocicletas e triciclos, por exemplo.
  • Categoria B: Para motoristas que precisam conduzir veículos automotores com ou sem reboque, cujo peso não ultrapasse 3.500 kg, e cuja capacidade de lotação seja de, no máximo, oito pessoas, sem contar o motorista.
  • Categoria C: Categoria destinada aos condutores que dirigem veículos automotores com peso superior a 3.500 kg, com ou sem reboque, mas que não ultrapasse 6.000 kg, como é o caso de caminhões com carretas simples ou de frete, por exemplo.
  • Categoria D: Contempla as modalidades B e C, além de permitir que o condutor dirija automóveis com capacidade de lotação superior a oito pessoas;
  • Categoria E: Abrange as categorias B, C, D, bem como caminhões de reboque, trailers, com lotação superior a oito passageiros, além de automóveis com peso superior a 6.000 kg. É a categoria destinada a motoristas que conduzem caminhões com mais de um eixo, por exemplo.



Como Obter CNH?

Além de saber o que é CNH e quais são os tipos, vamos conhecer o processo de emissão do documento.

Para isso, é preciso ir até uma autoescola. Nesse estabelecimento, você terá que passar por exames de aptidão (como exames de vista e exames psicotécnico).

Em seguida, começam as aulas teóricas. Nessa etapa, o futuro condutor precisa cumprir uma carga-horária exigida para conhecer as leis de trânsito, ter instruções de primeiros socorros, noções básicas de mecânica, dentre outros conhecimentos necessários sobre direção defensiva.

A última etapa são as aulas práticas. O motorista é submetido à carga-horária de aulas de direção na rua e somente após concluir essas etapas passa pela prova do Detran.

Se o candidato for aprovado tanto na prova teórica quanto na prova prática, basta aguardar até que a CNH chegue em seu endereço. Você receberá a CNH provisória, e então, após um ano, a definitiva é emitida.

Hoje em dia, o condutor também tem acesso à CNH digital, como explicamos neste artigo. 



Deixe uma resposta