Pix Copia e Cola: Veja Como Usar Para Fazer e Receber Pagamentos

Pix Copia e Cola: Veja Como Usar Para Fazer e Receber Pagamentos

  • Post category:PIX

Com a função Pix copia e cola ficou muito mais fácil, rápido e seguro fazer pagamentos de diversas naturezas. Além disso, não há a cobrança de qualquer tipo de taxa: ponto para a função! Como os pagamentos via transferência TED e DOC cobram taxas, o Pix surgiu como uma importante ferramenta de economia, sobretudo para quem efetua pagamentos frequentemente no mês.

pix copia e cola

Neste artigo você irá entender como funciona a função Pix copia e cola, e como isso pode ser usado como uma forma de economia, fazendo com que você deixe de gastar umas boas cifras no mês. Confira:

O Que é Pix Copia e Cola?

A função Pix copia e cola é uma função alternativa ao pagamento por meio de QR Code. A função foi lançada no fim do 2020 pelo Banco Central e facilitando a vida de milhões de brasileiros, que passaram a ter possibilidade de fazer transferências bancárias para qualquer instituição financeira em poucos segundos e sem nenhum tipo de taxa.

O pagamento é feito por QR Code, mas também pode ser feito pela chave, que pode ser um número de celular, CPF ou uma chave exclusiva para a operação.

Para usar a função Pix Copia e Cola, o titular da conta irá receber o valor gera o QR Code, que é transformado em um link, e o envia a quem irá fazer o pagamento.

A partir de então, quem receber o Pix copia e cola deverá colar o link no aplicativo bancário e voilá! O pagamento poderá ser finalizado com débito em conta corrente ou em poupança!

Uma das vantagens dessa função é que pode ser feito a qualquer momento do dia ou da noite, sete dias por semana, ao contrário de outras ferramentas de pagamento, como DOC e TED, que devem ser feitos somente durante dias da semana e em horários comerciais, e que podem levar até uma hora para serem creditados na conta do recebedor.

Formas Pagamentos por Pix?

Existem basicamente quatro maneiras de fazer pagamento utilizando o Pix, são elas:

  • Inserindo a chave do pagamento ou recebimento (que pode ser número de telefone, CPF ou uma sequência própria da operação);
  • Informando os dados conta que vai receber o pagamento via Pix (nome do titular da conta, agência, número da conta, CPF, código do banco);
  • Via leitura de um QR Code (só pode ser gerado pelo recebedor do pagamento);
  • Por meio da função Pix copia e cola.

Como Fazer Pagamentos por Pix Copia e Cola?

Para fazer um pagamento se valendo dessa funcionalidade, que consiste no QR Code gerado em forma de link, como explicado no tópico acima, basta seguir o passo a passo abaixo:

Para recebedores:

  • Abra o aplicativo de sua conta bancária;
  • Vá na seção Pix e gere um QR Code com o valor a ser cobrado;
  • Compartilhe o link com quem irá efetuar o pagamento. Será gerado um link para que o indivíduo tenha acesso ao código.

Para pagadores:

  • Para se valer do Pix Copia e Cola, como o nome sugere, basta copiar o link recebido e colar na área de pagamento do Pix, em seu aplicativo bancário;
  • Confira os dados do pagamento (conta do destinatário, valor cobrado, etc);
  • Insira sua senha e finalize o procedimento!

Vale ressaltar que Pix copia e cola e chave aleatória são funções diferentes, embora muitos estejam confundindo.

Isso porque a chave é gerada pelo próprio app bancário e pode ser compartilhada a diversas pessoas cuja conta seja sua. Já a função Pix Copia e Cola é uma espécie de boleto e funciona para um pagamento específico, pois nela constam informações a respeito do pagamento, principalmente o valor.

Neste artigo explicamos mais detalhadamente como funciona o uso do Pix!

Deixe uma resposta