O Banco Central irá lançar este ano o PIX Garantido, que será um grande concorrente dos cartões de crédito.
Com o PIX Garantido, será possível parcelar compras otimizando o processo de pagamento e recebimento de valores, e com taxas de juros bem menores comparadas àquelas do cartão de crédito, e tudo isso será feito com garantia dos bancos.

Com um certo limite, o PIX Garantido poderá ser usado tanto em compras à vista quanto em compras parceladas, sem a utilização de um cartão magnético.
Atualmente, o PIX só possibilita a realização de pagamentos feitos à vista, com o recurso disponível na conta da pessoa.
Para os vendedores, o PIX Garantido irá trazer vários benefícios, entre eles pode-se citar:
- Redução de tarifas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, com garantia de recebimento dos valores parcelados;
- Otimização da gestão financeira;
- Melhoria no fluxo de caixa do negócio;
- Possibilidade de aumento do valor do ticket médio das vendas;
Para os consumidores, o PIX Garantido irá trazer mais uma opção de crédito, proporcionando um poder de compra melhor e com taxas de juros provavelmente mais baixas em relação às do cartão de crédito.
A utilização do PIX Garantido será 100% digital, sem a necessidade de utilização de um cartão magnético, facilitando ainda mais as transações entre vendedores e clientes e também contribuindo assim para a sustentabilidade.
O tamanho do impacto disso para o negócio de maquininhas de cartão de crédito ainda é desconhecido, pois o BC ainda não divulgou as regras de utilização do PIX Garantido. Mas, se o cartão de crédito perder espaço, as empresas dessa área serão severamente afetadas em suas receitas.
De qualquer maneira, o Banco Central do Brasil ainda não divulgou a data de lançamento do PIX Garantido, mas a previsão é que seja lançado no segundo semestre deste ano de 2022.