A plataforma gov.br oferece aos cidadãos brasileiros o acesso a diversos serviços de forma rápida, prática e virtual. É por meio dele que milhões de brasileiros podem dar entrada em benefícios sociais, benefícios previdenciários (tais como auxílio-doença, salário-maternidade, dentre outros), além de fazer cálculo previdenciário para fins de aposentadoria ou até mesmo obter a CNH digital (como explicamos neste artigo).
Na prática, a plataforma gov.br funciona como um sistema unificado digital que reúne os principais serviços do Governo Federal. Trata-se de resultado da informatização do governo que busca levar aos cidadãos muito mais acessibilidade e comodidade.
Embora a maioria dos serviços reunidos na plataforma gov.br já fossem disponibilizados, a partir da unificação, que aconteceu graças à empresa SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), o acesso se reuniu em apenas um ambiente virtual, o que requer apenas um cadastro.
Na prática, não é preciso se registrar em diversos sites para acessar os serviços das diversas esferas do Governo! Continue lendo os tópicos abaixo e veja como se cadastrar na plataforma gov.br:
O Que é Plataforma Gov.br?
De acordo com o próprio Governo Federal:
“O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos.
Tudo começa pelo portal gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Até dezembro de 2020 os sites do Governo estarão integrados, tornando o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.”
Ou seja: trata-se de uma plataforma responsável por reunir todos os serviços que podem ser acessados online e oferece ao cidadão brasileiro, de forma gratuita, a possibilidade de efetuar solicitações e consultas sem sequer precisar sair de casa.
Para tanto, basta efetuar o cadastro na plataforma gov.br.
Como Me Cadastrar na Plataforma Gov.br?
O cadastro na plataforma gov.br pode ser feito em poucos instantes, de forma rápida e segura.
Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal gov.br;
- Clique em “acessar a sua conta gov.br” > “Crie sua conta”;
- Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
- Clique em “Não sou um robô” e, após ler os termos de uso, em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”;
- Responda às questões realizadas pelo sistema para validar seus dados;
- Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
- Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio;
- Depois de clicar no link de ativação, você deverá informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso;
- Para finalizar seu cadastro, basta clicar em “criar senha”.
Serviços Disponíveis na Plataforma Gov.br
A plataforma gov.br concede ao cidadão brasileiro o acesso a diversos serviços. Com isso, é possível, por exemplo, obter acesso a esferas como:
- Receita Federal do Brasil (emissão de certidões, declarações, demonstrativos, procurações, etc.);
- Meu INSS (calculadora de contribuição, agendamento de atendimento na Previdência Social, entrada em benefícios e aposentadoria, declarações, etc.);
- ANEEL (adequar contratos de concessão e permissão, alterar cronogramas e datas de término de obras, consultar documentos e processos, etc.);
- CGU (protocolar documentos junto à Controladoria-Geral da União, registrar manifestações na ouvidoria, etc.);
- Dentre outros.