Plataforma gov.br: Quais serviços do governo estão disponíveis em 2021?

Plataforma gov.br: Quais serviços do governo estão disponíveis em 2021?

A plataforma gov.br oferece aos cidadãos brasileiros o acesso a diversos serviços de forma rápida, prática e virtual. É por meio dele que milhões de brasileiros podem dar entrada em benefícios sociais, benefícios previdenciários (tais como auxílio-doença, salário-maternidade, dentre outros), além de fazer cálculo previdenciário para fins de aposentadoria ou até mesmo obter a CNH digital (como explicamos neste artigo).

Na prática, a plataforma gov.br funciona como um sistema unificado digital que reúne os principais serviços do Governo Federal. Trata-se de resultado da informatização do governo que busca levar aos cidadãos muito mais acessibilidade e comodidade.

Embora a maioria dos serviços reunidos na plataforma gov.br já fossem disponibilizados, a partir da unificação, que aconteceu graças à empresa SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), o acesso se reuniu em apenas um ambiente virtual, o que requer apenas um cadastro.

Na prática, não é preciso se registrar em diversos sites para acessar os serviços das diversas esferas do Governo! Continue lendo os tópicos abaixo e veja como se cadastrar na plataforma gov.br:



O Que é Plataforma Gov.br?

De acordo com o próprio Governo Federal:

“O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Mas ele é, acima de tudo, um projeto sobre como a relação do cidadão com o Estado deve ser: simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos.

Tudo começa pelo portal gov.br, que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Até dezembro de 2020 os sites do Governo estarão integrados, tornando o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais da administração federal, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.”

Ou seja: trata-se de uma plataforma responsável por reunir todos os serviços que podem ser acessados online e oferece ao cidadão brasileiro, de forma gratuita, a possibilidade de efetuar solicitações e consultas sem sequer precisar sair de casa.

Para tanto, basta efetuar o cadastro na plataforma gov.br.



Como Me Cadastrar na Plataforma Gov.br?

O cadastro na plataforma gov.br pode ser feito em poucos instantes, de forma rápida e segura.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal gov.br;
  • Clique em “acessar a sua conta gov.br” > “Crie sua conta”;
  • Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
  • Clique em “Não sou um robô” e, após ler os termos de uso, em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”;
  • Responda às questões realizadas pelo sistema para validar seus dados;
  • Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado;
  • Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio;
  • Depois de clicar no link de ativação, você deverá informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso;
  • Para finalizar seu cadastro, basta clicar em “criar senha”.



Serviços Disponíveis na Plataforma Gov.br

A plataforma gov.br concede ao cidadão brasileiro o acesso a diversos serviços. Com isso, é possível, por exemplo, obter acesso a esferas como:

  • Receita Federal do Brasil (emissão de certidões, declarações, demonstrativos, procurações, etc.);
  • Meu INSS (calculadora de contribuição, agendamento de atendimento na Previdência Social, entrada em benefícios e aposentadoria, declarações, etc.);
  • ANEEL (adequar contratos de concessão e permissão, alterar cronogramas e datas de término de obras, consultar documentos e processos, etc.);
  • CGU (protocolar documentos junto à Controladoria-Geral da União, registrar manifestações na ouvidoria, etc.);
  • Dentre outros.



Deixe uma resposta