Prorrogação do Auxílio Emergencial de 600 reais

Está começando um intenso debate sobre a prorrogação do auxílio emergencial de 600 reais.

Hoje a imprensa noticiou trechos de coisas que o Ministro Paulo Guedes teria falado em um live que ocorreu com o setor de serviços e, nessa live, o Ministro teria admitido que haveria sim uma possível prorrogação do auxílio emergencial prevista até setembro.

Veja o Novo Calendário de pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial!

Agora há pouco, já falaram que o ministro disse que pretende diminuir o auxílio e que teme que o povo não volte a trabalhar se o auxílio for prorrogado por mais tempo…


 

Quem narrou isso foi o Deputado André Janones, em vídeo publicado há poucos minutos.

Antes desse debate começar a esquentar, vale lembrar que técnicos do governo já tinham admitido a possibilidade de haver uma prorrogação do auxílio emergencial. Depois o governo negou tudo por conta do tal risco fiscal. Olha aí as manchetes da Agência Brasil…

prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial

Mas há várias notas na imprensa inclusive fazendo um contraponto no sentido de que o auxílio estaria até dando algum alívio na economia, embora exista sim o risco fiscal.

Confira também o Calendário de pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial.

Prorrogação do auxílio emergencial, será mesmo?

Agora há pouco, o Jornal Valor Econômico noticiou, na capa, o seguinte: “Guedes decide por redução gradual de auxílio, mas restrição fiscal dificulta novo desenho”.

prorrogacao do auxilio emergencial
prorrogacao do auxilio emergencial

Ou seja, embora nós sabemos bem que não dá para confiar em palavra de político, o que parece cada vez mais certo é que haverá sim uma prorrogação do auxílio emergencial.


Isso parece cada vez mais uma realidade. O que se começa a discutir agora, já nem é mais se haverá ou não uma prorrogação do auxílio emergencial… Isso parece definido.

Saiba mais sobre: Auxílio emergencial de 600 reais: Em Análise Eterna e Dados Inconclusivos

O que se discute agora é o tempo que ele vai durar e o valor do auxílio para depois das 3 parcelas já definidas em lei.

Particularmente, acreditamos que o governo está colocando esse valor de 200 reais para começo de conversa, mas é óbvio que o Congresso votaria isso bem rápido, como fez da outra vez.

No final, o valor tende a ficar próximo do valor atual. Não acho que ficaria em 200 reais. Mas… ainda não sabemos… Vamos monitorar… Mas, como sabemos, foi exatamente isso que aconteceu há cerca de 2 meses atrás, quando começaram a falar nesse auxílio. O governo falou de 200 reais e o Congresso aumentou para 600.


Isso vai trazer um pouco mais de calma e alívio para as pessoas, já que não estamos nem no pico da pandemia ainda. Parece que ainda vai levar um tempo…

Também é importante saber que, foi aprovada a ampliação do pagamento do Auxílio Emergencial para mães adolescentes, portanto, menores de 18 anos.