Está começando um intenso debate sobre a prorrogação do auxílio emergencial de 600 reais.
Hoje a imprensa noticiou trechos de coisas que o Ministro Paulo Guedes teria falado em um live que ocorreu com o setor de serviços e, nessa live, o Ministro teria admitido que haveria sim uma possível prorrogação do auxílio emergencial prevista até setembro.
Veja o Novo Calendário de pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial!
Agora há pouco, já falaram que o ministro disse que pretende diminuir o auxílio e que teme que o povo não volte a trabalhar se o auxílio for prorrogado por mais tempo…
Quem narrou isso foi o Deputado André Janones, em vídeo publicado há poucos minutos.
Antes desse debate começar a esquentar, vale lembrar que técnicos do governo já tinham admitido a possibilidade de haver uma prorrogação do auxílio emergencial. Depois o governo negou tudo por conta do tal risco fiscal. Olha aí as manchetes da Agência Brasil…
Mas há várias notas na imprensa inclusive fazendo um contraponto no sentido de que o auxílio estaria até dando algum alívio na economia, embora exista sim o risco fiscal.
Confira também o Calendário de pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial.
Prorrogação do auxílio emergencial, será mesmo?
Agora há pouco, o Jornal Valor Econômico noticiou, na capa, o seguinte: “Guedes decide por redução gradual de auxílio, mas restrição fiscal dificulta novo desenho”.
Ou seja, embora nós sabemos bem que não dá para confiar em palavra de político, o que parece cada vez mais certo é que haverá sim uma prorrogação do auxílio emergencial.
Isso parece cada vez mais uma realidade. O que se começa a discutir agora, já nem é mais se haverá ou não uma prorrogação do auxílio emergencial… Isso parece definido.
Saiba mais sobre: Auxílio emergencial de 600 reais: Em Análise Eterna e Dados Inconclusivos
O que se discute agora é o tempo que ele vai durar e o valor do auxílio para depois das 3 parcelas já definidas em lei.
Particularmente, acreditamos que o governo está colocando esse valor de 200 reais para começo de conversa, mas é óbvio que o Congresso votaria isso bem rápido, como fez da outra vez.
No final, o valor tende a ficar próximo do valor atual. Não acho que ficaria em 200 reais. Mas… ainda não sabemos… Vamos monitorar… Mas, como sabemos, foi exatamente isso que aconteceu há cerca de 2 meses atrás, quando começaram a falar nesse auxílio. O governo falou de 200 reais e o Congresso aumentou para 600.
Isso vai trazer um pouco mais de calma e alívio para as pessoas, já que não estamos nem no pico da pandemia ainda. Parece que ainda vai levar um tempo…
Também é importante saber que, foi aprovada a ampliação do pagamento do Auxílio Emergencial para mães adolescentes, portanto, menores de 18 anos.
Pingback: PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 600: ONYX E CONGRESSO CONFIRMAM PRIORIDADE - Instituto Montanari