Vagas de recenseador do IBGE: Inscrições abertas 2021

recenseador do ibge

Foram abertas ontem (23) as inscrições para recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São mais de 180 mil vagas em todo o país. O prazo das inscrições termina no dia 19 de março.

Foram disponibilizadas vagas para empregos temporários, a princípio por três meses. A remuneração é vinculada à produtividade, ou seja, o recenseador recebe de acordo com fatores como a quantidade de domicílios visitados, o município e as horas trabalhadas.

O trabalho de recenseador do IBGE não exige uma jornada fixa diária, mas há uma recomendação mínima de 25 horas semanais, sendo que o recenseador pode definir seus horários de trabalho.

Um recenseador do IBGE é o responsável por coletar os dados da população brasileira por meio de entrevistas na quais irá aplicar um questionário com os moradores, assim estará em contato direto com o público. Ele será o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a população.

 

Qual o objetivo do censo do IBGE?

O IBGE visa garantir um panorama da situação geral dentro do Brasil, conhecendo suas características e proporcionando dados e informações estatísticas, geográficas e ambientais.

Uma das principais pesquisas que o IBGE realiza é o Censo Demográfico que geralmente é realizado a cada dez anos para contar os habitantes e obter outras informações como:

  • Distribuição territorial no país;
  • Principais características de seus integrante e seus domicílios;
  • Evolução de seu quantitativo ao longo do tempo.

O Censo ajuda nas definições das políticas públicas na área da saúde, educação e previdência social que ocorrerão no país e também nas tomadas de decisões sobre investimentos e assistências sociais, a partir da produção de informações atuais para que se execute com eficácia tais ações imediatas e que possam planejar o futuro do país com maior segurança.

Ele é de suma importância pois fornece dados e informações que avaliam a população ao longo do tempo como, por exemplo, os fluxos migratórios, o crescimento e decréscimo da população, seja a um nível municipal, estadual ou federal, sabendo assim das condições de vida da população do país e conhecendo com detalhes como vive o nosso povo.

Para se ter uma ideia da proporção e importância do Censo, na última pesquisa, foram visitados 58 milhões de domicílios de 5.565 municípios de todos os lugares do país.

 

Sobre as vagas de recenseador do IBGE

Os candidatos interessados nas vagas de recenseador do IBGE precisam ter nível fundamental completo, serem maiores de 18 anos, sendo que não há limite máximo de idade para se inscrever.

A taxa de inscrição é de R$ 25,77 (podendo ser paga em qualquer instituição bancária ou até mesmo pela internet). As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe (empresa organizadora da seleção). Para simular os valores da remuneração ofertada, o IBGE preparou um simulador disponível no hotsite do Censo 2021.

Estão sendo ofertadas as vagas de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 5.297 municípios do país, ao realizar a inscrição o candidato pode escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova que será aplicada no dia 25 de abril de 2021.

O IBGE também disponibilizará, por meio do site do CEBRASPE, uma apostila de conhecimentos técnicos para ajudar os candidatos a se prepararem para a prova, a qual será composta por: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. Para maiores esclarecimentos, consulte o edital.

Além disso, os candidatos aprovados na prova teórica, aplicada no dia 25 de abril, receberão um treinamento presencial e/ou à distância que é de caráter classificatório e eliminatório.

Assim as contratações ocorrem após estás etapas. O trabalho de campo de recenseador do IBGE começa em agosto e vai até outubro de 2021.

Leia também a pesquisa do IBGE sobre a queda no setor de serviços.

Deixe um comentário