RENAVAM Detran: como consultar?

RENAVAM Detran: como consultar?

  • Post category:Detran

O RENAVAM DETRAN pode ser consultado por todos os proprietários de automóveis do Brasil, com o intuito de observar se todas as taxas e obrigações que devem ser cumpridas estão dentro das regularidades exigidas pela lei, uma vez que este documento serve para tal comprovação.

O RENAVAM DETRAN possui todos os registros sobre seu automóvel e contém informações, como: multas, taxas e outras tarifas. Além de, também, apresentarem outras informações, como o licenciamento do automóvel, a mudança de proprietários, roubo e furtos, emplacamento, dentre outros.

RENAVAM, Registro Nacional de Veículos automotores, é o sistema onde estão cadastrados todos os veículos do Brasil. O RENAVAM é solicitado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Transito) de cada estado. Para ter acesso aos dados contidos no documento é necessário que o RENAVAM DETRAN esteja em mãos, sendo este como se fosse o RG/CPF de cada automóvel.

A numeração deste documento encontra-se no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), a atualização e o pagamento devem ocorrer anualmente e caso não ocorra o pagamento, o carro fica proibido de circular em vias públicas.

PUBLICIDADE

A numeração do RENAVAM DETRAN era composta por oito dígitos e mais um último digito verificador, porém desde o ano de 2013 é composto por onze números e sempre começa pelo número zero, a numeração do documento é fixa e não ocorre alteração quando o automóvel é vendido ou transferido para um novo proprietário.

O objetivo do aumento dos dígitos é a ampliação de mais possibilidades de combinações numéricas para atender a nova demanda de registro de veículos, visto que há cada vez mais veículos circulando nas ruas.

Saiba como consultar o RENAVAM DETRAN do seu carro

Existem duas maneiras de consultar o seu documento, tanto pela placa do carro quanto pelo Chassi do carro. Através da placa você deve acessar o site oficial do DETRAN de seu estado e procurar a opção no site: “Consulta RENAVAM”, depois clicar na opção consulta pela placa, em seguida deve informar o número da placa e selecionar “Consultar”.

Ou, também, se preferir pode consultar através do Chassi, vale deixar claro que pode ocorrer uma variação de estado para estado, porém geralmente ocorre da seguinte maneira, acesse o site do DETRAN de seu estado, clique em “Veículos”, posteriormente clique em “Consulta de RENAVAM pelo Chassi”, então informe o número de Chassi do seu veículo e clique em consultar.

PUBLICIDADE

Importância do RENAVAM DETRAN

É por meio deste documento que as autoridades ou pessoas interessadas em comprar um veículo obtém informações sobre o histórico do automóvel. Sendo este documento uma ferramenta essencial para que tanto o governo quanto autoridades de trânsito ou até mesmo os civis possam ter acessos a informações importantes e também as irregularidades ou pendências sobre um determinado veículo.

Algumas informações que vão além de multas ou problemas com a regulamentação ficam visíveis apenas para o dono do veículo, pois pode ocorrer a necessidade de dados pessoais como RG, CPF e endereço.

Se você precisa pagar ou resolver pendências para regularizar seu veículo, saiba que, você pode fazer tudo isso com o RENAVAM DETRAN em mãos. Como, por exemplo: pagar taxa de licenciamento, multas, pagamento do IPVA e o pagamento do DPVAT.

Vale ressaltar que o RENAVAM tem diversas utilidades, mas não se deve confundir o RENAVAM com o código de Marca Modelo, este último serve para identificar versão especifica da fabricação do veículo, ao contrário do RENAVAM que tem função de apontar o histórico de documentação do automóvel.

PUBLICIDADE

Caso precise de uma 2ª via do documento é necessário fazer uma solicitação pessoalmente ao DETRAN de seu estado, sendo este o meio mais seguro de evitar fraudes e garantir sua segurança.

 

 

Deixe uma resposta