Como consultar resultado do FIES 2021 online?

Como consultar resultado do FIES 2021 online?

  • Post category:FIES

O resultado do FIES 2021 está disponível no site do programa. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) divulgou dia 03, quarta-feira, o resultado da pré-seleção para as bolsas oferecidas pelo programa.

O FIES é um programado Ministério da Educação (NEC) que tem como objetivo a concessão de financiamento a juros baixos para estudantes que desejam ingressar em cursos superiores de instituições privadas, ou seja, não gratuitas.

As instituições que oferecem vagas pelo FIES devem ter avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC, o que teoricamente significa que o estudante terá acesso à uma instituição de qualidade.

Para participar do FIES 2021, segundo a Portaria nº 1.009, de 27 de novembro de 2020 , um dos critérios é que o estudante possua renda familiar mensal bruta per capta de até três salários mínimos e tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, obtido nota igual ou maior que 450 pontos e não pode zerar a redação.

PUBLICIDADE

 

Passo a passo para o resultado do FIES

O primeiro passo para consultar o resultado do FIES, no caso, a pré-seleção, é acessar o site oficial do programa  e fazer o login na sua conta gov.br, você vai precisar digitar o CPF e a senha cadastrada.

A conta gov.br é uma conta única para que o cidadão acesse aos serviços públicos digitais oferecidos pelo Governo Federal, como, por exemplo, os serviços digitais do INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro desemprego, dentre outros.

A maioria do serviços pode ser acessado apenas com seus dados básicos, outros irão necessitar de um cadastro mais detalhado, que exigirão “selos”, eles estarão disponíveis para consulta no item “privacidade”.

Todo cidadão que possua CPF, brasileiro ou estrangeiro, pode utilizar a conta gov.br. A conta pode ser criada, também, por meio de aplicativos para dispositivos móveis, com sistema Android e IOS, em “Meu gov.br”.

PUBLICIDADE

O resultado do FIES é divulgado em uma única chamada e na sequência um lista de espera é gerada.

 

Resultado do FIES é garantia de vaga?

A pré-seleção do candidato, na chamada única ou na lista de espera, não dá direito à vaga, assegura apenas a expectativa do direito a uma vaga.

Após a divulgação do primeiro resultado do FIES, o candidato pré-selecionado deverá acessar o site do FIES e complementar sua inscrição para que possa efetivar a contratação do financiamento.

O estudante deve ficar atento aos prazos, tanto para complementar a inscrição quanto para comparecer junto ao agente financeiro para formalização da contratação. Esse procedimento pode ser totalmente digital desde que a instituição divulgue os meios de forma ampla e emita virtualmente documento de comprovação de entrega de documentação.

PUBLICIDADE

 

Resultado do FIES e a lista de espera

Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única do resultado do FIES, constarão automaticamente da lista de espera, que será utilizada para preencher as vagas eventualmente não ocupadas.

Portanto, se seu nome não está na primeira lista de chamada única do resultado do FIES acompanhe os canais virtuais para verificar a lista de espera.

Caso haja vagas remanescentes nos grupos de interesse e nos cursos de opção, os candidatos em lista de espera podem ser pré-selecionados e devem observar os prazos estabelecidos, sendo a observância dos prazos de inteira responsabilidade do candidato.

A pré-seleção dos candidatos em lista de espera ocorrerá no período de 03 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 18 de março.

PUBLICIDADE

O candidato deve acompanhar a situação da sua inscrição, pois em caso do não recebimento de inscrição por problemas técnicas ou informações erradas, o MEC não se responsabilizará. O candidato deve observar atentamente quais os requisitos e documentos exigidos para a contratação do financiamento

É vedada a cobrança de taxa de inscrição aos estudantes às vagas ofertas no processo seletivo FIES.

Os financiamentos do FIES decorrentes das vagas ofertadas devem ocorrer dentro do período letivo ao qual se referem. No caso, os financiamentos do primeiro semestre devem ser contratados no primeiro semestre.

Confira as regras para o FIES segundo semestre de 2021, clique aqui.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta