Resultados do PROUNI, 2021, 1ª chamada: Como acessar?

Resultados do PROUNI, 2021, 1ª chamada: Como acessar?

  • Post category:Prouni

Hoje, 19 de janeiro, saem os resultados do PROUNI. O Programa Universidade para Todos é um programa do governo federal, mais especificamente do Ministério da Educação – MEC.

O objetivo do PROUNI é oferecer bolsas de estudo que podem ser integrais ou parciais, em instituições privadas de ensino superior.

As inscrições desta edição do PROUNI se encerraram na sexta-feira, 15 de janeiro de 2021.

Todas as instituições de ensino participantes do PROUNI têm, obrigatoriamente, que oferecer acesso à internet gratuito aos estudantes que não tenham outra forma de acesso à rede ou aos equipamentos.

PUBLICIDADE

 

Quais os critérios para participar da seleção do PROUNI?

Os resultados do PROUNI que foram disponibilizados hoje contemplam estudantes que se inscreveram e cumpriram os critérios de seleção.

De acordo com o portal do PROUNI, somente podem participar da seleção do programa o estudante que não possua diploma de curso superior e, essencialmente, tenha participado do Enem mais recente. O estudante não pode zerar a redação do Enem e deve obter, no mínimo, 450 pontos de média.

É um critério muito importante que o aluno tenha cursado todo o ensino médio na rede pública. Em caso de ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral, também é possível participar do PROUNI.

São, também, reservadas vagas para políticas de ação afirmativa, isto é, cotas. As cotas do PROUNI são destinadas à pessoas com deficiência e que se autodeclararem indígenas, pardos ou pretos

PUBLICIDADE

Em todos os casos acima, é necessário comprovar renda para que possa conseguir bolsa de 50% ou 100%.

Os professores em exercício da profissão na educação básica, que sejam funcionários do quadro permanente de uma instituição pública, não precisam comprovar renda.

Para estudantes com deficiência a participação no PROUNI independe de onde ele cursou o ensino médio, se na rede pública ou privada, ou seja, mesmo tendo cursado o ensino médio como pagante em escola particular está garantida a sua participação no PROUNI.

 

Como consultar os resultados do PROUNI?

No momento da inscrição, o estudante é informado sobre a data dos resultados PROUNI, devendo ficar atento a elas, pois é de sua inteira responsabilidade obedecer os prazos e acompanhar possíveis alterações.

PUBLICIDADE

Os resultados do PROUNI serão divulgados na página do PROUNI e nas páginas das instituições de ensino participantes do programa.

O participante deve se atentar as datas dos resultados do PROUNI, pois qualquer comunicação via eletrônica do Ministério da Educação (MEC) ao participante é meramente complementar e o não cumprimento dos prazos é responsabilidade do estudante.

 

Os resultados do PROUNI garantem a bolsa?

Não, seja na primeira ou na segunda chamada, os resultados do PROUNI asseguram ao candidato a expectativa do direto à bolsa.

Para usufruir da bolsa, efetivamente, o candidato deve ser aprovado nas fases posteriores do processo seletivo que incluem, primordialmente, comprovação dos dados informados, bem como à formação de turma do curso na instituição escolhida pelo candidato.

PUBLICIDADE

Algumas instituições podem submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Sendo responsabilidade do estudante se atentar a este fato no momento da inscrição.

Tais procedimentos, mencionados acima, devem ser informados ao estudante no prazo de 24 horas após a divulgação do resultado das chamadas, sendo que esses processos seletivos não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares e não pode ser cobrada nenhuma taxa por tais processos seletivos.

 

Após os resultados do PROUNI 1ª chamada, quais os procedimentos?

De acordo com o cronograma, o estudante que foi pré-selecionado deve comprovar, por meio de documentação, as informações prestadas na ficha de inscrição.

Cada instituição possui datas e prazos diferentes, é, portanto, de inteira responsabilidade do estudante estar atento, pois o não comparecimento nos horários e locais determinados pela instituição, assim como a não comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição acarreta em reprovação automática do candidato.

PUBLICIDADE

Para mais informações sobre o processo de inscrição do PROUNI clique aqui.

Deixe uma resposta