A simulação INSS de aposentadorias é um serviço que está disponível para todos os cidadãos brasileiros por meio do MEU INSS, tanto o portal quanto o aplicativo de mesmo nome.
O simulador ajuda o cidadão a saber quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade, tempo de contribuição ou pontos, ou se ela já tem direito ao benefício, quanto tempo ele tem de contribuição e se ainda tem carência a cumprir, dentre outras informações.
Devido à reforma da previdência em 2019, muitos trabalhadores ficaram perdidos nos cálculos e previsões sobre o tempo e os valores da aposentadoria.
A simulação INSS é gratuita e pode ser acessada via internet pelo MEU INSS. O serviço pode acessado por computador, celular ou tablet e o aplicativo está disponível para android e IOS.
Por enquanto, apenas trabalhadores que contribuem ao INSS desde antes da reforma da previdência podem fazer a simulação INSS. Em breve, estará disponível, a simulação, para quem se filiou ao INSS após a reforma.
Simulação INSS é confiável?
Depende. Se o trabalhador se filiou e contribui ao INSS há pouco tempo, o cálculo tende a ser mais impreciso. Já para aqueles que estão próximos à aposentadoria, a simulação é mais confiável, uma vez que o histórico do trabalhador é mais estável.
A simulação INSS utiliza as informações que estão na base de dados do próprio INSS, diretamente do CNIS, e é feita de acordo com as novas regras impostas pela reforma da previdência.
É importante conferir os seus dados do extrato previdenciário (CNIS), assim a simulação mostrará dados mais corretos. Caso haja algum dado incorreto o usuário pode editá-los na hora da simulação para ver resultados mais precisos.
É possível realizar operações durante a simulação, como incluir vínculos de trabalho e alterar a data de nascimento.
Lembrando que o resultado da simulação INSS é válido como consulta, não garantindo direito à aposentadoria.
O procedimento de simulação INSS é feito de forma totalmente virtual, ou seja, o cidadão não precisa se deslocar até um posto de atendimento para realizar a simulação.
Tipos de simulação INSS para fins de aposentadoria
Se o trabalhador já tinha direito à aposentadoria antes da reforma da previdência, o simulador mostra o valor do benefício. Nesse caso, serão levadas em consideração as regras da aposentadoria por idade e da aposentadoria por tempo de contribuição.
A simulação INSS mostra se havia direitos adquiridos antes da reforma da previdência e traz o cálculo das regras de transição para esses trabalhadores.
São cinco regras de transição, de acordo com a reforma de previdência, que levam em consideração o histórico do trabalhador.
São sete tipos de cálculos de aposentadoria realizados pelo simulador: cinco são referentes à aposentadoria por tempo de contribuição (regra antiga e mais quatro regras de transição) e dois referentes à aposentadoria por idade (regra antiga e mais a regra de transição).
O trabalhador pode verificar quando terá direito à aposentadoria e quanto falta de contribuição.
Como acessar a simulação INSS?
O primeiro passo é fazer o cadastro no site MEU INSS.
O usuário deve acessar o MEU INSS. Caso não possua o cadastro, deve primeiramente realizar o cadastro.
Feito o login, clique em “Simular Aposentadoria”, na tela irá aparecer o sexo, a idade e o tempo de contribuição do usuário. E logo abaixo, será exibida uma tabela com os sete tipos de cálculos de aposentadoria, se há ou não direito ao benefício em cada um deles, bem como se há carência, o tempo faltante por idade, por contribuição e pontos (caso se aplique).
Ao lado do tempo de contribuição, aparece o ícone de um lápis, clicando no lápis o usuário pode visualizar e editar suas informações de vínculos empregatícios. Caso seja apresentado o cálculo estimado do benefício, lembramos que são apenas, como o nome diz, estimativas.