Como Cancelar Portabilidade do Salário?

Como Cancelar Portabilidade do Salário?

Fez a portabilidade salarial e se arrependeu? Será que possível cancelar portabilidade do salário? Dentro de qual prazo eu posso fazer o cancelamento? Essas dúvidas são muito comuns entre quem possui conta-salário e acaba por efetuar a troca de bancos.

A portabilidade de salário nada mais é do que trocar o banco onde o trabalhador recebe seu salário. Muitas vezes somos obrigados a abrir a conta-salário em determinada agência pois é onde a empresa empregadora possui convênio.

Contudo, após a abertura, é possível trocar de banco e passar a receber em outras instituições.

Já, ao cancelar portabilidade do salário, o requerente sinaliza que deseja cancelar a troca de bancos e volta a receber seu salário no banco de origem.

Entenda quais são as regras ao cancelar portabilidade do salário e como fazer para reverter a solicitação.



Como Cancelar Portabilidade do Salário?

Cancelar portabilidade do salário é um serviço que pode ser acionado a qualquer momento. Ou seja, não é preciso que a solicitação seja feita dentro de um determinado tempo pré-determinado.

Como hoje em dia todos os bancos oferecem soluções digitais e virtuais, como os aplicativos e internet banking, essa solicitação pode ser feita de forma eletrônica na conta da instituição em que você atualmente possui a conta-salário.

Contudo, em outras situações, sobretudo quando se trata dos bancos mais tradicionais, pode ser necessário se dirigir a uma agência física para cancelar portabilidade do salário e poder retornar ao banco de origem.

Isso quer dizer que o primeiro passo para cancelar portabilidade do salário é verificar com a sua instituição financeira qual o procedimento adotado.

Além disso, em alguns casos podem haver especificidades adotadas na agência, com exigências internas. Busque sempre uma comunicação honesta e objetiva para ser informado quanto ao procedimento para cancelar a nova conta salário.



O Que é Portabilidade de Salário?

Agora que você sabe como cancelar portabilidade de salário, é importante entender o que, de fato, é a portabilidade e como ela funciona.

O Nubank é um banco com soluções exclusivamente digitais. De acordo com o banco:

“A portabilidade de salário permite que funcionários de empresas públicas ou privadas escolham o banco em que queiram receber sua remuneração mensal. Dessa forma, salários, proventos e recursos são transferidos da instituição onde possui a conta-salário para a conta-destino desejada, não obrigando o trabalhador a utilizar os serviços do banco com o qual o empregador tem convênio. No dia do pagamento, é na conta escolhida que o dinheiro será depositado.”

Ainda conforme o banco:

“A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários e não tem nenhum custo para o empregado;

A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de meios de pagamentos, como a conta do Nubank.



Com a portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente para a conta-destino”.

Outra vantagem oferecida pelo banco digital é a possibilidade de solicitar empréstimo com portabilidade de salário. Neste artigo explicamos detalhadamente como funciona e como solicitar a linha de crédito!

Mas atenção: embora tenhamos exemplificado com o Nubank, é possível solicitar ou cancelar portabilidade do salário em qualquer banco ou instituição financeira brasileira regulamentada pelo Banco Central do Brasil e que ofereça a modalidade conta-salário.

Banco Central e a Portabilidade de Salário

O Banco Central é a instituição superior financeira atuante no Brasil, responsável por gerir as políticas bancárias e parametrizar uma série de serviços, tais como a portabilidade de salário.

De acordo com o BACEN:

“A portabilidade de salário possibilita aos funcionários de empresas privadas e de órgãos públicos a escolha do banco pelo qual desejam receber seus salários, proventos, ou similares, sem custos adicionais para isso.”



Deixe uma resposta