Quando e Onde Chegará o Cartão Bolsa Família?

Quando e Onde Chegará o Cartão Bolsa Família?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a obtenção do cartão bolsa Família não ocorre imediatamente após a inscrição no Cadastro Único. Esse é um equívoco que precisa ser desfeito, apenas as famílias efetivamente inscritas no programa têm direito ao cartão!

Para tanto, é necessário que o beneficiário – e sua família – cumpram os requisitos para integrar o programa, que levam em consideração, dentre outros fatores, a renda per capita, a renda familiar e a quantidade de membros do núcleo que integra a família.

Como as dúvidas a respeito do cartão Bolsa Família ainda persistem, preparamos este artigo com informações úteis a quem é inscrito ou pretende se inscrever no Cadastro Único e no Bolsa Família. Continue lendo e tire suas dúvidas:

Onde Retirar Cartão Bolsa Família?

Se você passou pela inscrição no Cadastro Único e no programa Bolsa Família, então foi orientado quanto ao saque do benefício, que deve ser feito mediante apresentação do cartão Bolsa Família.

Mas afinal, onde retirar esse cartão?

Como divulgado pelo programa, não é necessário retirá-lo em lugar nenhum, pois o cartão Bolsa Família chegará em seu endereço.

Por isso é fundamental atribuir o endereço correto e atualizado ao efetuar o cadastro, já que é nesse endereço que você também receberá demais correspondências relacionadas ao programa.

Vale lembrar que se você mudar de endereço=o, mesmo após o recebimento do cartão Bolsa Família, é imprescindível procurar o CRAS ou órgão responsável pela inscrição no programa em sua região para sinalizar e atualizar seu cadastro. Manter o cadastro sempre atualizado é um dos requisitos para garantir que continuará recebendo o benefício.

Cartão Bolsa Família na Caixa Econômica Federal

Pode acontecer de a agência do Correio de sua região não encontrar o endereço informado por você durante o cadastro. Se esse for o caso, então o cartão Bolsa Família provavelmente será encaminhado à unidade mais próxima da Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que no site da Caixa você poderá encontrar a agência mais próxima a você!

Diante disso, para retirar o cartão será necessário que o beneficiário titular se dirija à agência munido de seus documentos pessoais de identificação.

Se o prazo estipulado ultrapassar e você não receber o cartão Bolsa Família em seu endereço, procure o mais rapidamente as agências da Caixa Econômica da região, pois o cartão permanece por um curto período no banco.

O Que Fazer Se o Cartão Bolsa Família Não Chegar?

Quando ocorre inconsistência no cadastro de endereço do Cadastro Único ou do próprio Bolsa Família, por exemplo, o cartão pode não chegar como esperado. Se esse for o caso, e mesmo após procurar na agência da Caixa Econômica da região não encontrar o cartão, é necessário entrar em contato com o CRAS do seu município ou do seu bairro para verificar a situação cadastral e garantir que esteja tudo certo com a inscrição no programa e, então, solicitar o reenvio.

Contudo, existe uma outra possibilidade. O cartão do beneficiário chega logo após a família ser contemplada com o benefício, ou seja, logo após ela ter direito e a primeira parcela já ser liberada.

No entanto, levando em conta fatores como atraso na entrega (algo especialmente comum em época de greves dos Correios), além de outros fatores, pode ser que o seu cartão Bolsa Família não chegue a tempo de a família receber o primeiro pagamento.

Se esse for o caso, o beneficiário titular poderá comparecer diretamente na sede do Bolsa Família no seu município para pegar o número do NIS e logo após se dirigir a Caixa Econômica Federal com documentos de identificação e o NIS para recebimento do pagamento no dia correto de acordo com o final do NIS e o calendário de pagamentos.

Dessa forma, nenhum beneficiário terá prejuízo caso o seu cartão não tenha chegado!

Deixe uma resposta