Como Montar um Food Truck

Os food trucks invadiram o Brasil nos últimos anos.

Criados nos Estados Unidos para oferecer uma experiência intermediária entre o restaurante e a comida de rua, aquela servida em barraquinhas, os food trucks caíram no gosto do brasileiro e são presença cada vez mais constante nas cidades por aqui. 

A ideia por trás de um food truck é sempre unir três pontos essenciais: comida rápida, de qualidade, a um preço acessível.  

Para quem quer investir no ramo de alimentos, é uma excelente forma de empreender, porque praticamente todo o tipo de comida pode ser adaptada para o formato sobre rodas.

Quer saber mais sobre o que é preciso para entrar nesse ramo de negócio e fazer sucesso? Preparamos aqui um guia com as principais informações que você precisa para começar com o pé direito.

Vamos lá!



O Mercado de Food Truck

Antes de empreender em qualquer área, é preciso conhecer muito bem o mercado, saber se existe demanda para o produto que você está querendo vender.

O segmento de food truck é uma área em ascensão no país, porque eles conseguiram modernizar a tradicional comida de rua, trazendo uma série de inovações para a alimentação fora de casa.

De acordo com o IBGE, a alimentação fora de casa é responsável por 31,1% dos gastos das famílias brasileiras. Um número considerável, não é? E, dentre as opções de alimentação fora de casa, ou seja, padarias, restaurantes, lanchonetes, dentre outras, os Food Trucks são a modalidade que mais cresce.

Não é à toa que o Sebrae identificou esse segmento como uma das principais oportunidades de negócio desde o ano passado.



Principais Vantagens

food truck

Para que você veja como essa ideia da comida sobre rodas é promissora, separamos algumas das principais vantagens de ter um food truck. Vamos conhecê-las?  

Baixo investimento

Quando falamos em baixo investimento, no caso dos food trucks, estamos falando em comparação com o investimento que seria necessário para montar um restaurante, uma vez que é esse o objetivo desse modelo de negócio: oferecer, na rua, uma comida com a qualidade de um restaurante, só que a um preço mais acessível.

Amplo mercado

Como vimos, o mercado de food truck está em ascensão, porque o brasileiro simplesmente adora comer fora de casa. O segmento de alimentação é um dos poucos segmentos que, independente de crise, continua crescendo porque as pessoas precisam se alimentar. E, quando a comida tem qualidade e um bom preço, como é a ideia dos trucks, aí o sucesso é garantido. Há espaço para todo mundo, todo tipo de comida e ocasião de consumo. O seu truck pode servir de almoço diariamente à lanche ou sobremesa nos finais de semana. Encontre o seu nicho e mãos à obra!



Escalável

Esse é um negócio altamente escalável. Se a sua comida cair no gosto popular, você poderá facilmente ampliar a proposta e sair espalhando vários trucks pela cidade. 

Inclusive, isso acaba sendo algo bem comum entre os empreendedores desse segmento, que também acabam diversificando suas ofertas como, por exemplo, um food truck que serve sanduíches, e outro que serve massas on the go.

Investimento

Agora vamos responder à pergunta que certamente você está fazendo: e quanto custa montar um food truck?

De acordo com o Sebrae, você precisará de cerca de R$ 150 mil reais para começar nessa área. Esse valor engloba a aquisição e adaptação do veículo para o uso no food truck, inclusive com os equipamentos necessários para a produção dos alimentos, além de cerca de R$ 30 mil para o capital de giro inicial. 

Lembrando que esse valor é apenas uma estimativa e deve variar em razão do veículo usado, tamanho e modelo, dos equipamentos que você terá dentro do truck, da forma como irá estilizar o carro com a sua identidade visual, dentre outras características específicas de cada truck.



Exigências Legais Específicas

Para entrar nesse ramo você precisará atender à algumas normas específicas. Listamos aqui as principais para que você não tenha dor de cabeça:

  • licença de ambulante, conseguida na Prefeitura. Em muitas cidades, o município pode exigir uma inspeção no seu truck, então se informe com antecedência.
  • licenças do veículo para essa atividade, conseguida no Denatran. Se a característica original do carro for alterada, é preciso que o Detran autorize previamente essa mudança.
  • é importante que a empresa que irá adaptar o veículo tenha o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito e o Comprovante de Capacidade Técnico Operacional do Inmetro. 
  • você também precisará passar pelo regime de fiscalização sanitária da Anvisa, já que irá exercer o comércio de alimentos. 

Fatores Críticos de Sucesso

food truck

Localização

O local onde você irá parar o seu truck é responsável por boa parte do seu faturamento e vai depender da sua estratégia comercial. Por exemplo: se o seu objetivo é oferecer uma opção de almoço, é importante estar localizado em uma região onde há uma boa concentração de empresas e fluxo de pedestres constante. 

Se, por outro lado, você quiser que seu truck seja uma opção de lazer aos finais de semana, experimente localizá-lo próximo de outras atividades que o seu público costuma frequentar, como cinema, parques ou praças. O local ideal será sempre um local de passagem das pessoas que você deseja atingir.



Agilidade

A essência da comida de rua é a agilidade. Diferente de um restaurante, onde passar algumas horas pode fazer parte da experiência, no caso do truck é importante atender com presteza, porque as pessoas estão de passagem. 

Nesse sentido, é sempre bom se preocupar em como a pessoa irá comer a porção que você está servindo, pois é possível que essa pessoa se alimente em pé mesmo, ou sentada, mas sem o apoio de uma mesa. Tem que ser algo fácil de comer nessa situação. 

Gestão de estoque

Esse é um aspecto crítico, porque em um food truck você não terá muito espaço para armazenamento de estoque. Você não pode comprar muito, porque não terá como guardar, mas também não pode comprar pouco e deixar de vender porque faltou produto. Então, é preciso pensar muito bem qual o tipo de alimento que será servido, para otimizar os itens necessários à sua produção, bem como planejar cuidadosamente a quantidade de porções que serão comercializadas.



Qualidade

Esse ponto sempre será fundamental quando pensamos em comida. Antes de qualquer coisa, tem que ser bom, o seu público precisa gostar do alimento que está sendo servido. Trabalhe com insumos de qualidade e tenha muito cuidado com o armazenamento das mercadorias, especialmente os itens perecíveis. 

Outro ponto de atenção é a regularidade. O cliente precisa ter sempre uma boa experiência quando escolhe consumir do seu truck e a padronização das receitas é fundamental para que isso ocorra.  

Essas foram algumas dicas para que você possa empreender no segmento dos food trucks e fazer muito sucesso. Esperamos que você tenha gostado.

Comenta aqui embaixo o que está achando da nossa série Como Montar um Negócio e que tipo de informação você espera encontrar por aqui. Vamos adorar conhecer a sua opinião.



Deixe uma resposta