Como Saber o Número do Benefício do INSS?

Como Saber o Número do Benefício do INSS?

  • Post category:INSS

Como saber o número do benefício do INSS é uma dúvida comum entre os segurados.

De modo geral, quando uma pessoa recebe qualquer tipo de benefício previdenciário, como salário maternidade ou auxílio doença, por exemplo, bem como aposentados e pensionistas, então o indivíduo possui número de benefício.

Esse número é utilizado como uma forma de identificar os benefícios que a previdência paga aos segurados e, por isso, cada beneficiário possui um número diferente.

Quando uma pessoa se pergunta “como saber o número do benefício do INSS”, a primeira coisa que deve levar em consideração é que sempre que um benefício previdenciário é aprovado, o indivíduo recebe uma carta da previdência contendo esse número.

PUBLICIDADE

Quando segurado não recebe essa carta, seja por extravio ou quando a perde, por exemplo, existem outras formas para saber como descobrir o número do benefício do INSS.

Nos tópicos abaixo você poderá saber mais detalhadamente a respeito. Confira!

 

Pelo Portal Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social vem concentrando seus esforços em oferecer cada vez mais serviços de forma eletrônica, para otimizar o tempo de processamento e evitar superlotação das agências.

Com a criação do portal Meu INSS, que pode ser acessado pelo navegador ou por aplicativo, tornou-se possível solicitar, consultar e agendar praticamente todos os serviços da previdência social.

PUBLICIDADE

Para descobrir como saber o número do benefício do INSS pelo portal, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site Meu INSS ou clique neste link;
  • Clique em “Entrar”;
  • Informe suas credenciais e avance para ter acesso ao sistema – se você ainda não é cadastrado, clique em “Cadastre-se”, e você poderá se registrar em poucos instantes.
  • Ao entrar no sistema do Meu INSS, você poderá conferir o número do seu benefício.

 

Por Contato Telefônico

Além dos serviços presenciais e do portal Meu INSS, a previdência social permite que os segurados e os cidadãos brasileiros, de modo geral, efetuem consultas e agendamentos por meio de contato telefônico.

Isso deve ser feito pelo número da previdência: 135.

Ao entrar em contato com esse número, você deverá selecionar a opção referente ao serviço que deseja consultar, e então terá acesso ao atendente. Não se esqueça de estar com seus documentos em mãos para que o profissional possa identificar o número de seu benefício.

PUBLICIDADE

 

Pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Para muitos trabalhadores e segurados do INSS, o número do benefício é igual ao PIS/PASEP, que, por sua vez, pode ser consultado na carteira de trabalho, caso você já tenha trabalhado formalmente ao menos uma vez.

Além disso, você também pode consultar seu PIS (destinado a trabalhadores da iniciativa privada) no app “Caixa Trabalhador”; no site da Caixa Econômica (ao clicar em “Consultar pagamento”), ou então pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Por outro lado, para consultar PASEP – destinado a servidores públicos e administrado pelo Banco do Brasil – pode ser consultado nos telefones 4004 0001 ou 0800 729 0001.

 

Carta de Concessão

A outra forma de descobrir como saber o número do benefício do INSS, é por meio da carta de concessão ou liberação de benefício.

PUBLICIDADE

Essa carta é, na verdade, um ofício que é emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social sempre que um benefício previdenciário é liberado ou quando o indivíduo dá entrada nesse benefício.

Nesse documento o segurado pode, além de descobrir como saber o número do benefício do INSS, consultar informações como valor do benefício, forma de cálculo adotado para concessão e local de pagamento.

É válido lembrar que esse documento é emitido a todos os segurados que têm acesso a benefício de qualquer natureza do INSS, tais como aposentadoria e demais auxílios e pensões.

Neste artigo explicamos detalhadamente como funciona a carta de concessão do INSS.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta