Consultar CPF Pelo Nome é Possível? Veja Como

Consultar CPF Pelo Nome é Possível? Veja Como

Muitas vezes consultar CPF pelo nome é um recurso que precisamos dominar para garantir mais segurança em uma negociação, por exemplo.

Para quem é empresário, prestador de serviços ou vendedor, saber o CPF para checar informações como o score, por exemplo, é muito importante antes de conceder uma venda a prazo, por exemplo.

Acontece que nem sempre temos à disposição o CPF da pessoa e é justamente por isso que saber como consultar CPF pelo nome pode evitar que você faça um mau negócio.

Abaixo preparamos algumas dicas para quem deseja aprender como consultar CPF pelo nome, além de outras informações pertinentes. Saiba mais abaixo.



É Possível Consultar CPF Pelo Nome?

O Cadastro de Pessoa Física é um dos principais documentos, que garantem que um indivíduo brasileiro seja considerado cidadão e possa desfrutar de seus direitos e deveres.

Para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros, a consulta do CPF pelo nome só pode ser efetuada de três maneiras:

  • em birôs de crédito, ou seja, instituições como Serasa, SPC, SCPC, Cadin etc. No entanto, esse recurso só é disponível a empresas que possuem convênio com as instituições de proteção ao crédito.
  • a segunda forma de consultar CPF pelo nome é diretamente em uma unidade da Receita Federal.
  • e a terceira maneira é por meio de um serviço chamado Você Consulta, disponibilizado pelo Serasa. Esse é um serviço pago que o cidadão poderá consultar CPF ou CNPJ por R$35 reais, mas deverá atestar manter as informações em sigilo. O procedimento consiste em: escolher se quer consultar um CPF ou CNPJ; efetuar o pagamento online via cartão de crédito; acessar o relatório assim que concluir a compra; e receber o relatório via e-mail.

Alguns dos dados informados no relatório são:

  • Pendências comerciais e anotações negativas;
  • Ações judiciais;
  • Participações em falências;
  • Protestos;
  • Cheques sem fundos;
  • Dados cadastrais e situação na Receita Federal.



Outras Formas de Consultar CPF Pelo Nome

Se você também quer saber se existem outras opções para efetuar a consulta de CPF pelo nome, saiba que a resposta é sim!

No entanto, esta função está disponível apenas se você possui alguma empresa devidamente cadastrada na Receita Federal do Brasil.

Dessa maneira, a consulta de CPF por nome é possível, pois, nestes casos, entende-se que a finalidade da consulta é cobrança o uanálise de crédito.

Existem diversas empresas de proteção ao crédito que as empresas podem contratar.

Se você se enquadra na situação descrita, ou seja, possui uma empresa e precisa saber o CPF de uma pessoa pelo nome, é necessário que a busca seja feita por intermédio de uma empresa de proteção ao crédito.

Somente dessa forma você poderá consultar CPF pelo nome, ou seja, por um motivo específico.

No entanto, se a situação é outra, como em caso de perda ou roubo, de modo que você não saiba o número, neste caso você deverá proceder de outra maneira. Nesta situação você deverá se dirigir à unidade da Receita Federal mais próxima a você. Se esse for o caso, apenas o titular conseguirá obter o documento.



Como Funciona o Cadastro de Pessoa Física?

O CPF é um documento de identificação necessário para que o cidadão tenha acesso a quase qualquer tipo de serviço, público ou privado.

A emissão do documento e sua regulamentação é feita pela Receita Federal. No entanto, como muitas cidades não possuem postos de atendimento da RFB, é possível efetuar a emissão do documento nas agências de Correios.

Em alguns casos, o número de CPF vem inscrito no RG.

Vale ressaltar que pela internet é possível efetuar buscas por CPF em sites que oferecem banco de dados. Antes de mais nada é importante checar se a empresa é confiável e não irá atuar com má intenção em relação ao armazenamento de dados dos clientes.

Por fim, é possível efetuar a consulta gratuitamente no site da Receita Federal, quando já se sabe o CPF, apenas para verificar se a inscrição está correta.



Deixe uma resposta