You are currently viewing Como Consultar Situação do Veículo? Passo a Passo

Como Consultar Situação do Veículo? Passo a Passo

  • Post category:Detran

Consultar situação do veículo antes de uma compra é fundamental para você verificar se está fazendo um bom negócio. Uma simples checagem pode evitar grandes dores de cabeça no futuro e prevenir que você faça um mal negócio.

Mas afinal, como saber se tem algo de errado com o carro que quero comprar? Como consultar situação do veículo? Bem, para isso não é preciso ir até o Detran ou Denatran da sua região, já que com alguns cliques você consegue ver as multas e pendências do automóvel.

Nos tópicos abaixo você irá descobrir como consultar situação do veículo online, em poucos cliques, e saber se está tudo certo com o carro. Continue lendo e tire suas dúvidas.

 

Por Que Consultar Situação do Veículo?

Você está prestes a comprar um carro e a aquela oferta que você estava esperando bateu à sua porta. Surgiu a oportunidade de fechar um negócio, mas se você é antenado, sabe que é preciso consultar os antecedentes do veículo antes de formalizar a compra.

PUBLICIDADE

Afinal, existe uma série de irregularidades que pode pesar sob o veículo e que você precisa analisar detalhadamente antes de tomar qualquer decisão.

No entanto, se você acha que a consulta é demorada ou burocrática, não se preocupe, pois em poucos minutos você pode consultar situação do veículo.

 

Como Consultar Restrições?

O primeiro fator a ser considerado é que o Detran é um órgão estadual e, portanto, cada estado possui seu próprio site. Contudo, embora sejam sites diferentes, eles operam basicamente da mesma forma.

Desse modo, adotamos o Detran do estado de Minas Gerais para exemplificar o processo, mas você poderá seguir essas mesmas instruções para consultar restrições do veículo.

PUBLICIDADE
  • Acesse o site do Detran de seu estado;
  • Em seguida, clique em Veículo, como ilustrado na imagem abaixo, e então clique em Consultar Situação do Veículo;

consultar situação do veiculo

  • Na página seguinte, role-a até embaixo e então preencha os campos com os dados solicitados: Placa e Chassi do automóvel que você deseja efetuar a busca de dados:

consultar situação do veiculo

  • Após avançar, as pendências sobre o veículo serão exibidas. A partir disso você poderá fazer uma escolha mais assertiva e decidir se irá prosseguir com a compra ou não.

É válido ressaltar que em outros estados, a forma de consulta e as nomenclaturas podem sofrer alterações, como no caso do Detran Paraná, por exemplo, que você deverá clicar em Consultar extrato de débitos de veículos para acompanhar as pendências.

No entanto, todos os sites são bastante intuitivos e fáceis de serem utilizados.

PUBLICIDADE

 

Consultar Processo Detran

Agora que você sabe como consultar situação do veículo, é importante saber como consultar o andamento de um processo no Detran, já que essas medidas são mais comuns do que se pode imaginar.

Multar um condutor é uma medida tomada pelo como forma de penalidade pelo não cumprimento das regras estabelecidas.

Contudo, o condutor tem prazos e regras para poder apresentar sua defesa, caso ache conveniente.

Se isso aconteceu com você, e você deseja conferir o seu andamento, então basta entrar no site do Detran do seu estado e seguir as instruções abaixo:

PUBLICIDADE
  • Entre no site do Detran do seu estado;
  • Logo na página inicial, você encontrará a opção para consultar recursos de multa, clique nessa opção;
  • Em seguida será necessário informar suas credenciais para fazer login informando seus dados ou, caso não possua cadastro, poderá efetuá-lo na hora informando seu CPF ou CNPJ no campo Cadastre-se;
  • Ao avançar, você terá acesso ao andamento do seu processo e poderá saber se ele foi deferido ou não.

No entanto, se você deseja saber quanto tempo demora um processo administrativo do Detran, então é necessário entrar em contato com a própria instituição.

Não se esqueça que hoje em dia é possível aderir ao CRLV digital, com a mesma validade do documento impresso, como explicamos neste artigo.

Deixe um comentário