Empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021: Conheça as 3 melhores opções

Empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021: Conheça as 3 melhores opções

Empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021 vêm sendo uma opção de crédito muito procurada pelos brasileiros. Essa é uma das modalidades de empréstimo com menores taxas de juros, uma vez que as parcelas são descontadas automaticamente da aposentadoria ou da pensão previdenciária.

Em 2021, especialmente, as formas de obtenção de crédito estão em alta, sobretudo para driblar os impactos da crise instaurada no ano anterior.

Ocorre que embora os moldes de empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021 sejam semelhantes, cada instituição possui suas próprias políticas monetárias e taxas de juros. Cumpre observar, ainda, que cada um apresenta condições próprias de pagamento.

Elencamos abaixo os 5 principais empréstimos para aposentados e pensionistas levando em consideração as taxas de juros e condições de pagamento. Acompanhe:

PUBLICIDADE

 

Como Funcionam os Empréstimos Para Aposentados e Pensionistas em 2021?

Quando falamos em empréstimos, é impossível não relacionar a fatores como: taxa de juros, custo efetivo total e valor das parcelas.

Esses três quesitos devem ser analisados antes de contratar crédito e, infelizmente, muitas vezes esses fatores são negligenciados, sobretudo diante de uma emergência.

A taxa de juros diz respeito ao valor adicional que você paga sobre o montante contratado. Ou seja, é o valor que o banco ou instituição financeira cobra para te emprestar o dinheiro.

As taxas de juros variam de acordo com o tipo de empréstimo, com o score de crédito do cliente, com o relacionamento do cliente com o banco, dentre outros fatores. Além disso, impacta diretamente o custo efetivo total do contrato, o que nos leva a um próximo ponto.

PUBLICIDADE

O custo efetivo total é o valor total do empréstimo, ou seja, o valor que você terá pago depois de quitar o crédito completamente. Isso porque é impossível requerer, por exemplo, R$ 5 mil reais de empréstimo, e pagar apenas R$ 5 mil reais ao banco. Você deverá pagar o valor corrigido pela taxa, para gerar o lucro à instituição.

Acontece que como, muitas vezes, os bancos oferecem longos prazos de pagamento, altas taxas de juros são camufladas em baixas e, ao contratar ou cotar empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021, o cliente deixa de analisar o custo efetivo total, ou seja, o valor total do contrato.

Por fim, outro critério que deve ser analisado é o valor das parcelas. Ou seja: depois de contratar o empréstimo, o valor das parcelas caberá no seu orçamento? Você precisará economizar ou mudar seu padrão de vida para arcar com esse custo?

Atenção: normalmente, quando mais baixas forem as parcelas, mais extenso será o prazo e, consequentemente, maiores serão as taxas de juros. Por isso é importante entender como esses três fatores estão correlacionados.

PUBLICIDADE

 

Opções de Empréstimos Para Aposentados e Pensionistas em 2021

Vamos abordar agora as opções mais vantajosas de empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021.

Vale lembrar que as informações abaixo divulgadas são referentes aos dados divulgados pelo Banco Central do Brasil (BACEN), mas que podem mudar de acordo com o relacionamento do cliente com sua agência, que pode acabar obtendo condições melhores em determinadas linhas de crédito.

 

Empréstimo Pessoal

Essa é a opção mais tradicionalmente recorrida, já que é bastante fácil de se obter e, via de regra, o valor é creditado instantaneamente na conta do cliente.

Contudo, essa é uma das modalidades de empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS em 2021 em que o consumidor deve ficar de olho nas taxas de juros.

PUBLICIDADE

Atente-se ao prazo e às taxas de juros para ter certeza que está fazendo um bom negócio!

 

Financiamentos

Quem precisa de um valor mais alto para concretizar um projeto, fazer um investimento ou qualquer que seja a finalidade, o financiamento pode ser a melhor opção dentre as linhas de empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021.

Via de regra, o prazo de pagamento dos financiamentos é mais estendido devido ao valor do montante obtido.

Com isso, o histórico de crédito e pagamentos do cliente, bem como o relacionamento com a instituição financeira são os principais fatores que irão determinar os juros cobrados.

PUBLICIDADE

 

Consignado

Por último, na grande maioria das vezes, dentre as opções de empréstimos para aposentados e pensionistas em 2021, o consignado é a melhor opção.

Isso porque essa é normalmente a linha de crédito com menor taxa de juros. Como o valor das parcelas é automaticamente debitado da pensão ou aposentadoria, não representa chance de inadimplência e prejuízo ao banco e, portanto, o custo efetivo total tende a ser muito próximo ao valor do montante contratado.

Deixe uma resposta