Quando sairá a liberação do 13 salário do INSS?
Close up details of the folded hands of an elderly man resting on a walking cane in a mobility and health concept

Quando sairá a liberação do 13 salário do INSS?

  • Post category:INSS

A data de liberação do 13 salário do INSS está deixando muitas pessoas em dúvida, que querem saber quando poderão sacar o valor disponibilizado pela Previdência Social.

No começo do ano, o Governo Federal apontou que haveria antecipação do pagamento do 13º para quem é aposentado ou pensionista do INSS, contudo, devido ao atraso no orçamento de 2021, a liberação do 13 salário do INSS também está atrasada.

Recentemente uma nova reviravolta então deixou os segurados da previdência otimistas: no dia 25 de março o Congresso aprovou a medida com mais de três meses de atraso, dando autonomia ao Governo Federal para efetuar a liberação do 13 salário do INSS.

Serei beneficiado com antecipação do 13 salário do INSS? 

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que mesmo durante a votação que aprovou o Orçamento, que ocorreu no dia 25 de março, Jair Bolsonaro – o atual presidente da república – garantiu que haveria a antecipação do 13º salário dos segurados do INSS para a mesma semana – o que não ocorreu, deixando muitos pensionistas e aposentados na mão e preocupados.

A LOA (Lei Orçamentária Anual), espera-se que R$50 bilhões de reais sejam injetados na economia, favorecendo principalmente o comércio regional e local.

Afinal, Quando Sairá a Liberação do 13 Salário do INSS?

Com tantas mudanças em prazos, o que os segurados da Previdência Social querem saber é quando ocorrerá a liberação do 13 salário do INSS.

Acontece que, infelizmente, ainda não foi divulgado com precisão a data correta para liberação do pagamento adicional do INSS.

PUBLICIDADE

O que se espera, no entanto, é que o pagamento seja feito nas próximas semanais, ainda em abril.

Além disso, as notícias que correm extraoficialmente é que além da liberação do 13 salário do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social também irá disponibilizar neste mês o pagamento do abono natalino devido aos segurados que se enquadram nos critérios de recebimento do benefício extra.

Para que isso seja possível, Paulo Guedes, o atual Ministro da Economia vem tentando delinear um novo reajuste orçamentário.

Vale ressaltar que diante da intensificação da pandemia e com recordes no número de óbitos desde que a situação acometeu o país, a antecipação de benefícios vem sendo adotada pelo Governo Federal e por alguns outros órgãos.

PUBLICIDADE

Isso se deve ao fato de que a grande maioria dos municípios estão enfrentando novos decretos de lockdown, já que o número de contágio está muito alto. Com isso, milhões de pessoas estão tendo suas rendas prejudicadas e justamente para contornar essa situação o Governo e o INSS passam a antecipar e liberar benefícios, como é o caso da terceira rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial.

Ocorre que os problemas orçamentários estão impedindo que a liberação do 13 salário do INSS seja feita na data prevista e planejada pelo Governo, deixando milhões de aposentados e pensionistas sem previsão para recebimento.

Esse impasse referente ao Orçamento da União pode fazer com o que o Governo Federal adote o calendário tradicional para efetuar a liberação do 13 salário do INSS.

Se o Instituto Nacional do Seguro Social se valer da data comum, então o abono será pago aos segurados no dia 26 de abril. Vale ressaltar, contudo, que isso ainda não é uma informação oficial pois estamos à mercê da deliberação orçamentária por parte do Governo Federal.

PUBLICIDADE

Calendário de Pagamento do 13º do INSS

Levando em consideração o calendário tradicional de pagamentos, a liberação do 13 salário do INSS para quem recebe até um salário mínimo poderá ocorrer de acordo com as seguintes datas:

Dígito final Competência abril Competência maio
1 26/4 25/5
2 27/4 26/5
3 28/4 27/5
4 29/4 28/5
5 30/4 31/5
6 3/5 1/6
7 4/5 2/6
8 5/5 4/6
9 6/5 7/6
0 7/5 8/6

 

Assumindo que o calendário tradicional poderá ser adotado, o cronograma para liberação do 13 salário do INSS para quem recebe acima de um salário mínimo terá a seguinte configuração:

Número final Competência abril Competência maio
1 e 6 3/5 1/6
2 e 7 4/5 2/6
3 e 8 5/5 4/6
4 e 9 6/5 7/6
5 e 0 7/5 8/6

Deixe uma resposta