Progredir, o programa de governo que busca inserir no mercado de trabalho os inscritos no Cadastro Único

Progredir, o programa de governo que busca inserir no mercado de trabalho os inscritos no Cadastro Único

Muitos brasileiros ficaram de fora do mercado de trabalho formal devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Além dos que já estavam em situação de informalidade mesmo antes da pandemia.

Pensando nisso, o Governo Federal lançou o Progredir, programa que busca inserir no mercado de trabalho pessoas inscritas no Cadastro Único, gerando autonomia e renda, principalmente, para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

O programa Progredir atuará em todo o território nacional.

 

Como participar do Progredir e ter oportunidades no mercado de trabalho?

O primeiro requisito para participar do programa Progredir e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho é ser cadastrado no Cadastro Único. Caso não tenha o cadastro, basta acessar o portal do Ministério da Cidadania e clicar em “novo cadastro”

PUBLICIDADE

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo identificar os cidadãos brasileiros de baixa renda, quem são, onde e como vivem essas famílias. Apesar de ser criado pelo Governo Federal ele é gerenciado pelas prefeituras, são elas que operam e atualizam o Cadastro.

Para saber se já é cadastrado no CadÚnico, acesse o portal MEU CADÚNICO. Será necessário preencher o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado e município onde mora. Em seguida, clique em “emitir” para saber se já está cadastrado.

Outra forma de consultar o cadastro é por meio do aplicativo “Meu CadÚnico”. As informações necessárias são as mesmas solicitadas pelo site.

E, ainda, se preferir o cidadão pode consultar o cadastro pelo telefone 0800 7070 2003, na opção de número 5.

PUBLICIDADE

É importante que você lembre o nome que foi cadastrado no CadÚnico, caso contrário pode não aparecer o cadastro.

Se você já é cadastrado, basta acessar utilizando o CPF e o estado onde mora.

Um email é enviado para que o usuário possa ativar seu cadastro no Progredir. Somente após a ativação os recursos do programa Progredir poderão ser utilizados.

 

Progredir e o mercado de trabalho

Acessando o Progredir, diversas opções serão oferecidas. Uma delas é a opção QUERO UM EMPREGO, aqui você vai aprender a fazer seu currículo e a enviá-lo para as empresas parceiras do Progredir que estão com vagas disponíveis no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Após criar seu currículo você pode verificar as vagas ofertadas pelos parceiros no mercado de trabalho local.

Seu currículo ficará disponível para as instituições que oferecem vagas de trabalho no Portal Progredir.

Outra opção disponível no Progredir é QUERO ME QUALIFICAR, aqui é um lugar onde são oferecidos cursos de qualificação para o mercado de trabalho, tanto presenciais quanto à distância. São um milhão de vagas em cursos do Pronatec e, ainda, ferramentas de apoio ao acesso à cursos de inclusão digital.

Existem, também, duas opções para quem deseja empreender, são elas: QUERO EMPREENDER e QUERO EMPREENDER EM GRUPO.

PUBLICIDADE

Na opção QUERO EMPREENDER é possível achar ajuda para conseguir microcrédito e, assim, financiar seu negócio.

Já o QUERO EMPREENDER EM GRUPO é para quem planeja um negócio conjunto, ou seja, em sociedade, seja com familiares ou com amigos.

Nas linhas QUERO EMPREENDER e QUERO EMPREENDER EM GRUPO os usuários têm acesso, além de linhas de crédito, à consultorias empresariais e benefícios, como, isenção de impostos.

 

Quem pode participar do Progredir

Todos os brasileiros participantes do Cadastro Único podem participar do Progredir e ter mais chances de voltar ou iniciar sua jornada no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

O único critério para participar do programa Progredir é estar dentro das normas para o Cadastro Único, como, por exemplo, os beneficiários do Bolsa Família. Independentemente da colocação atual no mercado de trabalho.

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso que a renda familiar seja até meio salário mínimo por pessoa ou no máximo três salários mínimos de renda total. O CadÚnico é base de dados para seleção das famílias para diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal.

Todas as funcionalidades do Progredir são totalmente gratuitas.

Saiba mais sobre o Cadastro Único e sobre o aplicativo CadÚnico.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta