O Que é Cadastro Positivo? Saiba Para Que Ele Serve

O Que é Cadastro Positivo? Saiba Para Que Ele Serve

Você sabe o que é cadastro positivo? Ou sabia que ele impacta diretamente sua vida financeira?

Esse programa acumula dados de pessoas físicas e jurídicas em relação às dívidas atrasadas que geraram restrições em seus CPFs e CNPJs, por meio de bancos de dados de instituições de proteção ao crédito, como Serasa, CPC, SCPC, Cadin, etc.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como as soluções financeiras podem ser facilitadas por meio do cadastro positivo, garantindo em bancos e instituições financeiras, por exemplos, melhores condições de pagamento, menores taxas de juros, carência e acesso a serviços como empréstimos e financiamentos.

Neste artigo vamos descobrir o que é cadastro positivo e entender como ele funciona.



O Que é Cadastro Positivo?

Se você está buscando saber o que é cadastro positivo, vamos lá: trata-se de um registro que é feito pelos birôs de crédito existentes no país, como o Serasa e SPC, por exemplo. Nesse registro há informações relativas ao histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas.

Desse modo, quando você paga uma conta em dia, ou quando a atrasa, esses hábitos influenciam na pontuação do seu score, que não é definitiva, mas oscila frequentemente, de acordo com seus hábitos de pagamento.

Ao considerar o que é cadastro positivo, é importante entender que não há acesso a informações confidenciais como o salário das pessoas, investimentos, patrimônio ou valor disponível em conta corrente ou poupança.

A finalidade desse cadastro é verificar a confiabilidade de uma pessoa ou empresa. Quando você pede por um serviço financeiro como empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou crediário, por exemplo, antes de a empresa conceder ou não, ela irá avaliar seu score, que é medido por meio do cadastro positivo.

A pontuação do score vai de 0 a 1000 e quanto mais alta for, mais confiança seu perfil irá passar à instituição, indicando que você é um bom pagador e, portanto, não terá muitas chances de representar prejuízo.

Vale ressaltar que você mesmo pode monitorar seu score. Essa é uma excelente forma de acompanhar sua pontuação e, de quebra, verificar se há restrições em seu CPF ou CNPJ. Neste artigo ensinamos como criar cadastro positivo.



O Que Influencia No Cadastro Positivo?

Para uma pessoa que deseja ter acesso a boas soluções financeiras e condições de pagamento nas mais diversas instituições, é imprescindível ter um bom, saber o que é cadastro positivo e como mantê-lo sempre elevado.

Para isso, no entanto, é necessário entender quais são as informações que o cadastro positivo analisa ao atribuir a pontuação a cada pessoa física ou jurídica. Confira abaixo:

  • Pagamento de contas de energia;
  • Pagamento de contas de água;
  • Pagamento de faturas telefônicas;
  • Faturas de cartão de crédito;
  • Demais guias emitidas no seu nome e CPF.

O padrão de pagamento é o que irá determinar se seu score será alto ou baixo. De antemão ressaltamos que não é possível alterar a pontuação de forma manual, muito menos pagando por esse serviço, como algumas propagandas fraudulentas costumam divulgar.

No entanto, se você quer desfrutar dos benefícios de ter um bom score, neste artigo preparamos as principais dicas que você deve adotar no dia a dia, dessa forma conseguirá ver seus pontos serem elevados.

Manter o cadastro positivo é uma das principais formas de conseguir ter um bom score.



Quem Tem Acesso ao Cadastro Positivo?

Outra dúvida recorrente em relação ao cadastro positivo, é em relação a quem tem acesso a essa plataforma.

Hoje em dia as instituições de proteção ao crédito oferecem a plataforma do cadastro positivo a absolutamente todos os cidadãos brasileiros maiores de 18 anos.

Ressaltamos também que pessoas jurídicas podem efetuar o cadastro no site e acompanhar a movimentação do score.



Deixe uma resposta