You are currently viewing Pré-selecionados Prouni: Inscrições até o dia 24

Pré-selecionados Prouni: Inscrições até o dia 24

  • Post category:Prouni

Após divulgação da lista de pré-selecionados Prouni (Programa Universidade Para Todos) na segunda chamada, candidatos terão até o dia 24 de fevereiro para realizar a inscrição. Será necessário comparecer presencialmente à instituição para ratificar os dados contidos no cadastro e realizar a matrícula.

O prazo já está correndo desde o dia 8 de fevereiro. Se você compõe a lista de pré-selecionados Prouni, já pode se dirigir à instituição na qual deseja cursar o ensino superior e efetivar a matrícula.

É importante estar atento ao prazo para evitar a perda da matrícula. Vale lembrar, ainda, que no site do Programa Universidade Para Todos é possível conferir na íntegra a lista de pré-selecionados Prouni.

Em 2021 o Prouni está oferecendo bolsas para quem deseja ingressar no curso superior de universidades privadas em 13.117 cursos, nas 1.031 instituições de ensino superior credenciadas ao Programa Universidade Para Todos.

PUBLICIDADE

 

E Quem Não Foi Chamado Pela Lista de Pré-selecionados Prouni?

Se você se inscreveu no programa e mesmo assim não está na lista de pré-selecionados Prouni, ainda não é preciso desistir, pois o programa indica que os candidatos não selecionados passam a integrar uma espécie de lista de espera.

No entanto, o candidato deve manifestar a intenção de ocupar essa lista suplente no site do Prouni, uma vez que a integração dessa nova lista não ocorre automaticamente.

É válido alertar que o prazo para fazer a inscrição para ocupar lugar na fila de espera será apenas nos dias 1º e 2 de março!

Já a divulgação dessa lista com as vagas suplentes ocorrerá apenas no dia 5 de março, enquanto as matrículas das novas vagas deverão ser formalizadas entre os dias 8 e 12 do mesmo mês (março).

PUBLICIDADE

 

Como Funciona o Prouni?

O sistema Prouni é um programa governamental criado como uma forma de conceder às pessoas com baixa renda ou renda incompatível com cursos superiores, a oportunidade de ingressar em universidades e faculdades privadas, concedendo bolsas de estudo.

Muitas pessoas acreditam que a concorrência entre os candidatos é geral, ou seja, todos os inscritos concorrem entre si, mas isso não é verdade! A concorrência entre os candidatos se dá a partir da universidade escolhida, da faculdade, câmpus, opções de curso, modalidade de concorrência e turno.

Essa segmentação na concorrência entre bolsas do Prouni é importante para garantir que os candidatos disputem lealmente as vagas entre seus pares.

Depois do segundo dia de inscrição, levando em conta a quantidade de concorrentes, o Prouni divulga a nota de corte, ou seja, quem tiver obtido nota superior à nota de corte no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), está dentro do programa.

PUBLICIDADE

A partir da escolha da nota de corte, o candidato pode, inclusive, alterar o curso, já que algumas opções mais concorridas exigem nota de corte maior, enquanto outras opções requerem uma nota menor.

Aqueles que passarem pela nota de corte não são convocados automaticamente. Ao ser um dos pré-selecionados Prouni, como mencionado, é necessário comparecer à faculdade ou universidade escolhida para confirmar seus dados e oficializar a matrícula.

 

Prouni e o Sistema de Cotas

O sistema de cotas também é levado em consideração ao divulgar a lista de pré-selecionados Prouni.

Contudo, assim como mencionado, as pessoas que concorrem por cotas não disputam vagas com quem concorre de forma universal, para assegurar que a concorrência seja justa com todos os participantes.

PUBLICIDADE

Dentre os concorrentes que possuem cotas, o sistema indica aqueles que tiveram as melhores notas no ENEM do ano anterior como critério para concessão das bolsas.

No entanto, deve-se levar em conta que as notas de corte são as mesmas para livre concorrência e para o sistema de cotas. O que muda é apenas a quantidade de concorrentes que cada modalidade possui.

Neste post indicamos como acessar a lista de chamados do Prouni. Confira!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário