Prova de vida por aplicativo no Banco do Brasil: Veja como fazer!
Elderly man is using mobile phone

Prova de vida por aplicativo no Banco do Brasil: Veja como fazer!

  • Post category:INSS

A prova de vida por aplicativo em 2021 é uma realidade para quem está com o procedimento em atraso desde 2020, ano em que o serviço foi interrompido em decorrência da pandemia.

Como neste ano o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) optou por não prorrogar mais os serviços, uma vez que o Plano Nacional de Imunização já foi iniciado no país inteiro e grande parte dos idosos já receberam a primeira dose da vacina, o serviço deve ser retomado em maio de 2021.

Contudo, como as recomendações ainda são de resguardo da saúde dos indivíduos, sobretudo dos idosos, e a aglomeração ainda é contraindicada para minimizar o contágio, a Previdência Social optou por se valer do app “Meu INSS” para realizar a prova de vida por aplicativo.

Quem recebe a aposentadoria ou pensão vitalícia no Banco do Brasil poderá utilizar esse recurso para manifestar a prova de vida e garantir o direito de continuar recebendo o benefício.

PUBLICIDADE

Abaixo preparamos um passo a passo ensinando como se valer dessa ferramenta e cumprir a prova de vida por aplicativo. Confira:

 

O Que é e Como Funciona Prova de Vida?

Todos os segurados da Previdência Social que recebem aposentadoria ou pensão em caráter vitalício devem se submeter, anualmente, à prova de vida, que, por sua vez, é um procedimento em que o indivíduo comprova estar vivo e tem o direito de continuar recebendo seu benefício.

Os segurados que não realizam a prova de vida quando esta é obrigatório podem até mesmo ter o benefício bloqueado.

Em vias normais, a prova de vida deve ser feita no mês de aniversário do segurado, de modo que ele deve ir à agência bancária onde recebe sua aposentadoria ou pensão. O processo é rápido, simples e gratuito e por meio dele você garante o direito a continuar recebendo as parcelas.

PUBLICIDADE

Ocorre que em 2020 a prova de vida foi interrompida pela pandemia, que obrigou a suspender inúmeros serviços. Como a regra era evitar a aglomeração, principalmente entre idosos, o INSS considerou por bem prorrogar.

 

Como Fazer Prova de Vida Por Aplicativo?

Quem é aposentado ou pensionista do INSS e recebe seu benefício pelo Banco do Brasil (ou por qualquer outro banco), e não deseja se submeter à prova de vida presencial para evitar a exposição a ambientes lotados, poderá lançar mão da prova de vida por aplicativo.

Esse serviço foi divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social há algumas semanas. Quem optar pela prova de vida digital deverá utilizar o app “Meu INSS”, que já é utilizado para outras finalidades como agendamento de atendimento na previdência, calculadora de tempo de contribuição, dentre outras ferramentas disponibilizadas.

No entanto, para fins de prova de vida por aplicativo, o “Meu INSS” irá utilizar o banco de dados do Departamento de Trânsito e, a partir dele, fazer o serviço utilizando reconhecimento facial.

PUBLICIDADE

Sendo assim, para conseguir ter acesso à prova de vida por aplicativo, será necessário ter um celular ou tablet com conexão à internet, câmera frontal e com o app Meu INSS.

Confira o passo a passo para realizar o serviço e estar em dia com a Previdência Social:

  • Instale o aplicativo “Meu INSS” em seu dispositivo;
  • Faça o login com seus dados cadastrais (veja como se cadastrar na plataforma Gov.br);
  • Selecione a opção “Prova de vida”;
  • Em seguida, toque em “Iniciar Prova de vida”;
  • Abra o Meu Gov Br e selecione a opção Autorizações > Se houver uma autorização pendente toque em” Autorizar”;
  • Informe sua CNH;
  • Toque em “Permitir” para liberar o uso da câmera do seu celular ao app;
  • Siga os comandos que serão exibidos na tela do celular e sua biometria facial será finalizada;
  • Para saber se a prova de vida foi concluída basta acessar novamente a opção Prova de Vida no aplicativo e será exibida a mensagem “Parabéns! Prova de vida concluída com sucesso”.

Deixe uma resposta