Registrato: Como saber se o seu CPF foi vazado?

registrato

Recentemente ocorreu um vazamento de dados de milhões de brasileiros. Diante desse cenário, o Registrato se mostra uma importante plataforma, já que por meio dela é possível verificar o extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.

O Registrato é uma plataforma do Banco Central que contempla pesquisa de pessoas físicas e jurídicas e as informações que podem encontradas incluem a abertura de contas bancárias, dívidas (tanto as já liquidadas quanto as que ainda constam em aberto), bem como envios de dinheiro para o exterior.

A divulgação em massa dos dados de mais de duzentos milhões de brasileiros deixou a população em estado de alerta, pois ainda não se sabe qual será o efeito desse crime. O que se sabe, no entanto, é que informações como nome, CPF e até mesmo veículos registrados podem ser “arrematadas” em lote em fóruns de internet.

Nos tópicos abaixo reunimos as principais informações a respeito do vazamento de dados e como o Registrato tem se mostrado uma ferramenta que grande valia para o combate de crimes cibernéticos que envolvem dados bancários. Acompanhe abaixo:

 

Entenda o Vazamento de Dados e Como Evitar Golpes

Como você já deve estar sabendo, o vazamento de dados de milhões de brasileiros é uma preocupação cujas consequências ainda não se conhecidas. Um dos golpes já identificados, é que os criminosos que estão sob posse desses dados enviam contas falsas de telefone e de canais por assinatura no e-mail da vítima.

Nesse e-mail, a vítima, muitas vezes, sequer desconfia de ser um golpe, já que está contido nele o nome completo e o endereço, informações sigilosas que deveriam estar sob posse apenas das operadoras do respectivo serviço.

A recomendação é que nenhuma fatura seja paga nesses moldes. Para evitar o golpe, o ideal é entrar em contato com a operadora do serviço por meio dos canais de contato oficiais e pedir o código de barras para pagamento da conta ou, se possível, solicitar à empresa a inscrição da conta em débito automático.

Diante desse cenário, uma plataforma disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, pode exercer um papel importante ao evitar fraudes e golpes: o Registrato!

 

Afinal, O Que é Registrato?

Como mencionado no início deste texto, o Registrato é uma plataforma online segura, administrada pelo Banco Central (principal instituição financeira do país e responsável por gerir todos os bancos que atuam em território nacional).

Essa plataforma permite consultar uma espécie de extrato de todos os serviços prestados em um determinado CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).

Isso quer dizer que se você foi vítima de golpe, de contratação de algum serviço como empréstimo, cartão de crédito, financiamentos, etc., sem saber, aparecerá nesse extrato.

Veja abaixo como utilizar o Registrato e verificar se há serviços sendo consumidor em seu nome ou em nome de sua firma:

  • Cadastre-se no site do Banco Central, na seção “Registrato”, ou clique neste link para ser automaticamente redirecionado (neste primeiro momento será necessário fornecer seu CPF, primeiro nome da mãe e data de nascimento);
  • Em seguida, será preciso informar um banco em que tenha conta para validar o cadastro. O Banco Central comparará as informações prestadas com a base de dados da instituição financeira indicada;
  • Ao avançar, o sistema irá apresentar uma frase de segurança, que precisa ser copiada pelo usuário;
  • Abra o site do banco informado anteriormente em uma nova aba no seu navegador;
  • Na página do banco, procure pela opção “Registrato” e então cole frase de segurança copiada no passo anterior. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Vale lembrar que caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC;
  • Após validar seu acesso, você poderá efetuar a consulta diretamente no site Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Lá será possível verificar o extrato de serviços bancários consumidos em seu CPF ou CNPJ.

Deixe um comentário