Startup: Começar Pequeno e Crescer Rápido

Startup: Começar Pequeno e Crescer Rápido

Começar pequeno pode ser um incômodo para muitas pessoas, mas quem tem uma perspectiva estratégica, voltada para o futuro, sabe que o crescimento é simplesmente o resultado dos fatores certos coincidindo em prol de um único objetivo. O tamanho atual é apenas momentâneo. E rapidamente momentâneo. É como um cachorro que você comprou bem pequeno e do nada ele já estava maior do que você quando ficava em pé. A sua empresa também pode seguir essa dinâmica, mexa nos pontos certos e dedique-se.

Quem admira e segue o modelo startup de organizar um negócio já sabe do potencial que esse tipo de empresa tem. Mas, o conhecimento nem sempre vem para todos. E se você quer fazer parte da lista de privilegiados. Entenda bem o texto a seguir.

COMEÇAR PEQUENO

Se você vai começar pequeno, mas quer crescer rápido, terá que atentar para as possibilidades e oportunidades que comumente vão aparecer para você. No começo de tudo, quando você não possui dinheiro suficiente no seu caixa, pense o seguinte: será que vale a pena manter um escritório? Este é apenas um exemplo. Pois, se você não precisa de um escritório ou de qualquer outra coisa parecida, para que gastar dinheiro com isso?

Todas as empresas que estão começando e ainda não têm investimento suficiente devem adotar a política do menor custo possívelHome Office é uma excelente alternativa, assim como a reutilização de diversos objetos, entre outras coisas que você pode fazer. O fato é, se você pode economizar, economize. Aqui vale o clássico duelo entre custos e receitas.

Como você vai fazer isso? Estimular o trabalho cooperativo é uma opção, uma vez que, quando isso acontece, quando todos trazem o seu potencial, extraindo o máximo de seu âmago, a empresa se torna forte. É como as fibras que fazem parte de uma camisa, se elas estiverem unidas, será difícil que se rasguem. As empresas que estão começando devem adotar essa filosofia. Cooperação total com todo o potencial.

As ferramentas utilizadas também fazem parte do começar pequeno. Nada de coisas desnecessárias como papéis e outros objetos de escritório que já não fazem mais sentido diante das inúmeras possibilidades de tecnologia que temos disponíveis. Na internet, existe uma série de aplicativos e ferramentas que podem ser utilizados de forma gratuita, sem gastos, protegendo o seu bolso e aumentando a sua produtividade.

CRESCER RÁPIDO

Agora que você assumiu os riscos e começou pequeno, nada de demorar a crescer. A receita é simples: foque toda a energia dos negócios nas vendas, sem abandoar, é claro, os indicadores críticos, como a qualidade e a produtividade.

De qualquer modo, a venda é crucial… Sem vendas, sem dinheiro, sem resultado. Defina as estratégias de marketing e invista. Assim, a visibilidade da empresa cresce.

Entretanto, não é novidade dizer que isso não se sustenta por si só. Não basta vender. Desenvolver um relacionamento com o cliente e políticas de fidelização também devem fazer parte da sua jornada empreendedora. Não se esqueça disso, ou seu aparente crescimento será frágil e insustentável.

Está vendo como tudo se interliga? No fim das contas, você deve investir nos produtos e na qualidade do que é vendido, além dos serviços mais recorrentes, algo que traz muito lucro e em elo maior entre o cliente e a empresa.

Juntando tudo isso, você pode perceber que crescer rápido nem é tão complicado em uma startup, desde que se tenha a empresa “na mão”, com tudo planejado e fluindo dentro o que foi previamente estabelecido.

Você terá que se empenhar, se dedicar e ter a certeza de que está contando com profissionais qualificados para desempenhar este trabalho.

E então, você está no caminho certo?

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail:  contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

Deixe uma resposta