Saiba como tirar sua empresa do vermelho

tirar sua empresa do vermelho
tirar sua empresa do vermelho

Tirar sua empresa do vermelho vai ser sim uma missão complicada, mas não impossível de se cumprir.

Não há nenhuma situação irreversível, por enquanto, e primeiramente, é disso que você precisa convencer a si mesmo. Pessimismo agora não irá te ajudar em coisa alguma.

Vamos concordar que administrar uma empresa, por mais que você possua todos os tipos de formações e habilidades requisitadas, já não é coisa fácil de se fazer.

Envolve muito mais do que as pessoas que apenas te assistem cuidar de tudo conseguem perceber:



Gerir diversos setores ao mesmo tempo, com qualidade, excelência e responsabilidade, para não acabar se envolvendo em problemas. Problemas que, no seu caso, já podem ter surgido, já que você está aqui para tentar buscar uma solução para a quebra do seu setor financeiro.

O Brasil vive uma situação econômica delicada há alguns anos. Se por acaso o seu negócio veio a quebrar, tenha certeza de que ele não foi o primeiro e nem será o último atingido pelas infelizes consequências da crise.

O primeiro instinto natural de quase todo empresário é ceder ao desespero e dar o caso como perdido, mas não vamos por esse caminho.

É hora de pensar com clareza, sensatez e organizar sua mente. Tente respirar um pouco, antes de jogar a toalha e desistir do seu dilema financeiro.

Sempre há uma alternativa e precisamos trabalhar para encontrá-la e aplicá-la com sucesso, buscando reparar o rombo financeiro provocado nas suas contas.

Saiba o que fazer para facilitar a gestão do seu Negócio Digital em 5 passos.

Para te auxiliar, portanto, nesse artigo trouxemos algumas dicas certeiras para te ajudar a tirar sua empresa do vermelho e torná-la lucrativa novamente.

Então pegue papel, caneta e sinta-se livre para anotar todos os pontos e informações que considerar mais importantes antes de começar a traçar um plano emergencial.



Esteja atento a cada detalhe. Vamos lá?!

Dicas para tirar sua empresa do vermelho

Contrate um especialista financeiro:

Com certeza esse não é o momento para criar mais dívidas e terminar de complicar a sua situação.

Mas contar com ajuda profissional para sair do negativo tornará o processo muito menos difícil.

Uma empresa de consultoria empresarial, como o Instituto Montanari, especializada em administrar finanças de empresas, saberá localizar os principais problemas e apontar tudo aquilo que precisa e deve ser mudado.

Nós temos noção de como funcionam as leis tributárias do Brasil e conhecemos as melhores formas de negociar suas dívidas de uma forma que você consiga pagar.

Saberemos te guiar corretamente, para que o setor financeiro do seu negócio se recupere o mais rápido possível e a lucratividade volte a aumentar, em paralelo.

É um investimento que valerá completamente a pena, assim que você voltar a lucrar novamente.

Por que não dar uma chance a essa alternativa, afinal? Para tirar sua empresa do vermelho, nada melhor do que contar com quem já tem experiência em resolver esse tipo de problema.



Empreendedor TEM QUE SABER FINANÇAS?

Busque renegociar todas as suas dívidas pendentes:

Muitos fornecedores e provedores de serviços estão abertos a negociações para que a situação entre as duas partes seja resolvida da melhor forma possível.

Trate particularmente com cada um desses, seja para buscar um desconto expressivo no valor ou estender um pouco mais o prazo para que a dívida seja quitada completamente.

Para tirar sua empresa do vermelho, tente ao máximo diminuir o tamanho do estrago, achatar essa alta curva de dívidas e limpar as suas finanças antes de qualquer outra coisa.

Não permita que tantos valores se acumulem em uma grande bola de neve que irá te atingir mais cedo ou mais tarde, podendo acarretar consequências muito mais sérias do que esse período de crise.

Traçar um bom planejamento financeiro é essencial nessas horas, para conseguir focar em renegociar esses valores antes de pensar na reestruturação financeira do seu negócio.

Se a maioria das suas dívidas envolverem questões tributárias, tais como impostos atrasados e tarifas não pagas:

É importante contar com a ajuda do contador.



Ele saberá as melhores formas de negociar, para que você consiga finalmente limpar o nome da sua empresa no mercado.

Como solucionar problemas na crise realizando Mapeamento de Processos

Corte os gastos excessivos e desnecessários:

É sempre possível aparar pelas beiradas, por mais que você considere alguns gastos supérfluos extremamente essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Passe a enxergar as coisas de uma maneira profissional e você, sem dúvidas, irá perceber isso.

É hora de dar uma repaginada e optar por tudo aquilo que te faça economizar dinheiro, para que você não acabe ainda mais endividado do que já está.

Talvez isso implique em mudar alguns fornecedores, negociar folha salarial, fazer alterações no quadro de funcionários e até o investimento em diversos setores, tudo visando o equilíbrio das finanças.

Para tirar sua empresa do vermelho, serão necessários alguns sacrifícios e é preciso que você esteja disposto a fazê-los.

Trace um bom plano financeiro e analise bem onde é possível reduzir gastos, pelo menos durante um certo período, sem prejudicar a estrutura de funcionamento da sua empresa de forma severa.

Como já dissemos: prefira todas as alternativas que te ajudarão a economizar e dar uma enxugada em todas as dívidas acumuladas até que o momento melhore.

Para isso, é necessário trabalhar em colaboração com toda a equipe que você tem disponível.



Todos precisam estar cientes da estratégia que será usada para que o objetivo traçado seja cumprido.

Leia: Indicadores de Desempenho – A importância de acompanhá-los na crise.

Conclusão:

Como deixamos bem claro nesse artigo: tirar sua empresa do vermelho é um desafio gigante, e para superá-lo, bastante foco e planejamento são fatores essenciais.

Reverter uma situação severa de crise financeira não é uma tarefa fácil nem para os administradores mais experientes do mercado.

Então, muito provavelmente. Você precisará de alguma ajuda para superar essa fase.

Trabalhe com consciência, sensatez e inteligência.

Corte os gastos que forem possíveis de serem cortados, renegocie as dívidas que você conseguir renegociar e não permita que a avalanche de dívidas acabe se tornando ainda maior do que é.

Em paralelo, para tirar sua empresa do vermelho, você precisa continuar trabalhando para continuar obtendo receita, já que precisa de dinheiro para reparar a quebra nas suas finanças.

É outro desafio, continuar atraindo e mantendo seus clientes fiéis quando diversos setores do funcionamento do seu negócio estão quebrados ou defasados.

Não permita de forma alguma que a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos caiam. Isso significaria carimbar a sua própria falência.

Vem aí a importância de contar com uma equipe competente e qualificada, que te ajude a manter a excelência mesmo durante os tempos de crise.

Leia também: Gestão Estratégica: Como pode ajudar sua empresa?

Em resumo:

Você vai mesmo precisar se desdobrar para resolver essa situação, mas tenho certeza de que já tinha alguma noção dos desafios que te esperavam quando decidiu abrir seu próprio negócio.

E tenho certeza de que você é competente suficiente para superar cada um deles com excelência. Ter organização e foco é um dos principais segredos para virar o jogo ao seu favor.

Saber gerir sua equipe e distribuir seus poucos recursos em investimentos que são realmente necessários e indispensáveis para o bom funcionamento do negócio. Isso e bastante trabalho duro, já que a solução para nenhum desses problemas irá despencar do céu, diretamente nos seus braços.