Tabela IPVA 2021 MT

Tabela IPVA 2021 MT

A tabela IPVA 2021 MT já foi divulgada. Os proprietários de automóveis registrados no estado do Mato Grosso devem ficar atentos aos prazos e alíquotas, pois o não pagamento do imposto pode ocasionar multa e até mesmo apreensão do veículo.

Isso se deve ao fato de, ao não pagar o IPVA, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), não é possível. A circulação de carros e demais automóveis nas vias sem este documento é uma infração que pode ocasionar a apreensão.

A boa notícia é que, hoje em dia, é possível aderir ao CRLV digital, como explicamos neste artigo. Desse modo, você pode utilizar o documento em seu celular, de forma cômoda e prática.

No ano de 2021, a Secretaria da Fazenda do estado de Mato Grosso prorrogou o início do pagamento da tabela IPVA 2021 MT, que costumeiramente ocorre em janeiro, para março.

Neste compilado reunimos as principais informações que todo proprietário de veículo deve conferir para estar em dia com as leis de trânsito e estar com o veículo em dia perante o fisco. Além disso, trouxemos a tabela IPVA 2021 MT na íntegra. Acompanhe:



Prorrogação do IPVA no Mato Grosso

Por meio do Decreto nº 755, publicado no Diário Oficial, a tabela IPVA 2021 MT foi prorrogada, e os pagamentos da cota única e da primeira parcela, que normalmente ocorre em todo mês de janeiro, foi transferido para março.

Essa foi uma das medidas adotadas pelo estado como forma de minimizar os impactos causados pela crise que se instaurou no ano de 2020 e acabou prejudicando a renda de milhões de brasileiros.

De acordo com Rogério Gallo, secretário da Fazenda do estado mato-grossense, essa medida tem como objetivo permitir que os cidadãos e as empresas do estado tomem fôlego e se recuperem do impacto que a crise desencadeou.

Desse modo, quem optar por parcelar o valor da tabela IPVA 2021 MT, terá até o segundo semestre de 2021 para quitar o débito e estar em dia perante o Detran e a SEFAZ.



Tabela IPVA 2021 MT

Final da Placa Pagamento em cota única (desconto de 5%) Pagamento em cota única (desconto de 3%) Pagamento em cota única sem desconto Data limite para pagamento da 1ª Parcela Pagamento integral com acréscimos
1, 2 e 3 10/3 22/3 31/3 31/3 31/3
4, 5 e 6 12/4 20/4 30/4 30/4 30/4
7, 8 e 9 10/5 20/5 31/5 31/5 31/5
0 10/6 21/6 30/6 30/6 30/6

Como você pôde perceber, o pagamento antecipado oferece aos condutores e proprietários de veículos descontos. Quanto mais antecipadamente o valor for pago (e, nesse caso, em cota única, ou seja, à vista), maior será o percentual de desconto, que poderá ser de 3% ou de 5%.



Valor do IPVA 2021 MT

Ao conferir a tabela IPVA 2021 MT, é importante se atentar ao valor cobrado no estado do Mato Grosso, já que por se tratar de um tributo estadual, o valor não é unificado no país inteiro e cada estado tem autonomia para deliberar as condições de pagamento, alíquotas e prazos.

As alíquotas devem ser aplicadas ao valor venal do automóvel (para os novos, sobre o valor da nota fiscal, para os usados, aplica-se a alíquota à tabela FIPE). Confira o valor de acordo com a categoria do veículo:

  • 1% – Ônibus; Micro-ônibus; Caminhão; Veículos aéreos e aquáticos com finalidade de transporte de carga ou pessoas; Moto, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas cúbicas; Veículos automotores para locação;
  • 2%: Automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas cúbicas;
  • 2,5%: Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas cúbicas;
  • 3%: Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas cúbicas; Veículo terrestre de passeio, carga ou misto; Jipe; Picape e camioneta com cabine fechada ou dupla; Veículo aéreo; Veículo aquático; e demais veículos não especificados;
  • 3,5%: Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas cúbicas;
  • 4%: Veículos de competição.



Deixe uma resposta