3 PARCELA: AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 600 REAIS

Vamos falar novamente do auxílio emergencial de 600 reais… Dessa vez, vamos falar da terceira parcela.

Aí vem o questionamento: Mas, eu nem recebi a primeira, nem a segunda… Vocês já estão falando da terceira…


Veja: Auxílio Emergencial 600 reais: novo prazo para o fim das análises

É verdade, mas a culpa não é nossa. Tem cerca de 10 milhões de pessoas em análise ainda, ou reprovada injustamente. Tem gente aprovada que não recebeu nada. Tem gente que recebeu a primeira agora. E sim… Tem gente que já recebeu a segunda e está sim pensando na terceira parcela.

Essa confusão é responsabilidade da Dataprev, da Caixa e do governo. É triste e lamentável? É… Mas não há muito o que fazer nesse sentido…


Terceira Parcela do Auxílio Emergencial

Vamos falar então da terceira parcela para quem quer saber dela…

Na live com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na semana passada, foi falado que a terceira parcela seria paga 30 dias após a segunda. Mas isso foi dito sem muita referência pelo presidente, mas pode ser que isso realmente seja o caso.

O que eu vamos falar a seguir ainda não foi confirmado pelo governo.

É apenas uma análise nossa para tentarmos adiantar quando será paga a terceira parcela. Ok? Pode ser que se cumpre, pode ser que não. De qualquer modo, vamos mostrar para você que nos acompanha que tem total fundamento…


Nós pegamos os calendários de pagamento da segunda parcela do auxílio e fica fácil perceber que o calendário de saque do auxílio emergencial sempre começa após o calendário do Bolsa Família.

Se esse padrão continuar como está, vamos ter o início dos saques da terceira parcela do auxílio começando no dia 1º de julho, já que o calendário do Bolsa Família de Junho vai do dia 17 ao dia 30 de junho.

Nossa… Isso vai demorar! Sim. Vai demorar mesmo, mas, exatamente como aconteceu na esse mês, muito provavelmente eles irão liberar os pagamentos pelo Caixa Tem a partir do dia 20 de junho, como fizeram em maio.

Ou seja, liberam a grana pelo aplicativo ali perto do dia 20, mas só pode sacar ou transferir depois do dia primeiro de julho.


Mas tem uma notícia boa nisso daqui: um dos diretores da Caixa disse que em breve o Caixa Tem permitirá compras em estabelecimentos normais, no comércio físico mesmo. Ou seja, em tese, você poderia comprar no supermercado e pagar usando o celular.Eles disseram que estavam na reta final para liberar essa funcionalidade. Vamos ver se isso se cumpre.

Outra coisa que pode ser considerada também é a transferência que algumas pessoas conseguiram fazer pagando um boleto.

Algumas pessoas conseguiram fazer isso usando, por exemplo, o PICPAY. Mas algumas pessoas tentaram por outros aplicativos e já não conseguiram, porque a Caixa teria bloqueado certos tipos de boletos com essa finalidade de transferência. Mas acho que pelo PICPAY funcionou.

Leia também: PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL 600: ONYX E CONGRESSO CONFIRMAM PRIORIDADE

Se a gente pegar o calendário do Bolsa Família de Junho, vai notar que os pagamentos começam só no dia 17. Bem que a Caixa Econômica poderia adiantar a terceira parcela do auxílio emergencial e começar a pagar a partir do dia 10, por exemplo, sem atrapalhar o Bolsa Família, mas… Não tem sido assim…


Eles poderiam fazer assim? Até poderiam… Mas o que se tem visto é a liberação do saque do auxílio somente depois do Bolsa Família. Nesse caso aqui, estaríamos falando de uma liberação para saque a partir do dia primeiro de julho.

Como dissemos, essa é somente a minha opinião fundamentada. Há grandes chances de se efetivar, porque tem base no que vem sendo feito. Mas… Tudo pode mudar. Dependemos da confirmação da Caixa e do Governo.