Conta de energia via PIX em 11 estados
Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Conta de energia via PIX em 11 estados

  • Post category:PIX

O pagamento da conta de energia via PIX já é uma realidade para muitos brasileiros em diversos estados do País.

O PIX é o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC), está funcionando desde o dia 16 de novembro de 2020 e está disponível para todos os cidadão brasileiros. Para utilizá-lo, se já é correntista, basta cadastrar uma chave PIX em uma instituição financeira que possua autorização para prestar o serviço PIX. Caso não seja, procure uma instituição financeira e veja as regras para utilizar o PIX.



Sete em cada dez brasileiros reconhecem o PIX como meio de pagamento, assim ele está se tornando um dos meios de pagamento preferido pelos brasileiros,  embora os cartões de crédito e débito ainda liderem os pagamentos de um modo geral. De acordo com Banco Central, no final de 2020, as chaves PIX cadastradas somavam 133,87 milhões e, em janeiro, o total de chaves PIX cadastradas atingiu 159,38 milhões.

O crescimento de chaves PIX cadastradas ocorreu proporcionalmente tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, sendo que a tendência é de um crescimento mais acelerado do PIX por empresas, segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

As transações de transferência de pessoa física para pessoa física, apesar da queda, ainda se encontram em primeiro lugar sendo a transação mais popular, já a transação de pessoa física para jurídica vem crescendo lentamente e ocupa o segundo lugar.

O crescimento das transações via PIX se deve, dentre outros fatores, a praticidade, rapidez e segurança do sistema. De acordo com o Banco Central, a segurança é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, diversos controles foram implantados para garantir o mais alto nível de segurança. Todas as informações das chaves PIX são criptografadas e as transações ocorrerão por meio de assinaturas digitais.



Conta de energia via PIX, onde está disponível

Esta novidade primeiramente vale para clientes do grupo Energisa e estará disponível para clientes selecionados. Nos próximos três meses de 2021, a intenção é expandir o pagamento de conta de energia via PIX até atingir os 8 milhões de clientes das distribuidoras da Energisa.

O Banco Central em conjunto com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) disponibilizou o PIX como uma opção para pagamento das contas no geral, inclusive, a conta de energia.  A intenção é que as contas de energia via PIX venham com um QR Code PIX impresso (versão avançada do código de barras), igual aos utilizados em estabelecimentos comerciais para que ocorra o pagamento.

O grupo Energisa atua nos seguintes estados: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O propósito é que esteja disponível está opção de pagamento de conta de energia via PIX em todo Brasil em breve. Para que assim os clientes façam os pagamentos sem precisar digitar ou ler o código de barras, ir a um caixa eletrônico ou uma lotérica.



Conta de energia via PIX, como pagar

Deste modo o consumidor deverá com o QR Code em mãos, abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera do celular para o código e fazer o pagamento. Vale lembrar que o PIX funciona 24 horas por dia e o pagamento pode ser efetivado imediatamente incluindo os fins de semana e feriados. Uma das vantagens de pagar a conta de energia via PIX é que a transação ocorre de maneira instantânea, em até dez segundos.

Assim, o consumidor que esqueceu de efetuar o pagamento no horário de funcionamento dos estabelecimentos credenciados para o recebimento da conta de energia, pode efetuar o pagamento da conta de energia via PIX, evitando assim transtornos como o desligamento da energia e multas por atraso.



 

 

 

Deixe uma resposta